Oportunidade

Primeiro curso superior de Gestão de Energia e Eficiência Energética do Brasil

Redação/Assessoria
07/11/2017 19:35
Visualizações: 297

A Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Campinas será a primeira unidade do Centro Paula Souza (CPS), instituição do Governo do Estado de São Paulo, a oferecer o curso superior tecnológico de Gestão de Energia e Eficiência Energética. Inédita no Brasil, a nova graduação foi desenvolvida por meio de parceria da instituição com a Secretaria de Energia e Mineração do Estado de São Paulo.

O lançamento oficial do curso ocorreu nesta terça-feira, 7 de novembro, na sede do CPS, localizada no bairro de Santa Ifigênia, na Capital.

"A geração de energia solar fotovoltaica cresce em São Paulo a taxas superiores a 300%, o que demanda profissionais capacitados a realizar a geração distribuída e a eficientização de sistemas, por meio da instalação de placas fotovoltaicas, troca de iluminação antiga por LED, uso de vapor, entre outras ações. Isso fará com que um novo mercado seja criado com novas oportunidades de emprego para a população paulista", explica Meirelles.

Unindo conhecimento tecnológico de sistemas energéticos com a compreensão do funcionamento do mercado de energia e das metodologias de análise de cenários, o tecnólogo em Gestão de Energia e Eficiência Energética estará apto a trabalhar com as questões econômicas e gerenciais para as tomadas de decisões relativas à geração ou à utilização da energia em empresas ou instituições.

"Nosso objetivo também é fomentar a pesquisa e a produção de conhecimento para atender às demandas tecnológicas deste setor estratégico para o desenvolvimento econômico do Estado", afirma Laura Laganá.

Inicialmente, a Fatec Campinas vai oferecer 40 vagas no período da noite neste Vestibular para o primeiro semestre de 2018, que está com inscrições abertas pela internet. O curso tem duração de três anos.

Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a supervisão de uma Etec –, em aproximadamente 300 municípios paulistas. Nas Etecs, o número de matriculados nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços, ultrapassa 207 mil estudantes. As Fatecs atendem mais de 82 mil alunos nos cursos de graduação tecnológica.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13