Equador

Presidente eleito quer parceria com a Petrobras

O presidente eleito do Equador, Rafael Correa, deixou de lado o discurso em que tem anunciado uma revisão dos contratos com empresas petroleiras estrangeiras e defendeu, em entrevista, a realização de parceria da estatal Petroequador com a Petrobras no refino de óleo. Após encontro com o

Agencia Estado
08/12/2006 02:00
Visualizações: 122

O presidente eleito do Equador, Rafael Correa, deixou de lado o discurso em que tem anunciado uma revisão dos contratos com empresas petroleiras estrangeiras e defendeu, em entrevista, a realização de parceria da estatal Petroequador com a Petrobras no refino de óleo. Após encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, Correa disse, esta tarde, estar disposto a trabalhar com o governo brasileiro para acelerar a integração da América do Sul. "A Petrobras pode contribuir muito, sobretudo por causa da grande capacidade de refino, que faz tanta falta para um país como o Equador", afirmou.
Durante a campanha presidencial, Correa disse que os contratos com empresas petroleiras como a Petrobras eram "injustos" e precisavam ser revistos. Embora tenha se definido como "amigo de Hugo Chávez" e político "de esquerda", Correa não chegou a pregar a nacionalização dos recursos minerais equatorianos, como fez o presidente da Bolívia, Evo Morales. O governo brasileiro mandou emissários avisarem que novos investimentos da Petrobras deixariam de ser feitos no Equador se a revisão dos contratos fosse desfavorável aos interesses da estatal brasileira. Entre esses novos investimentos estão a construção e a reforma de refinarias.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20