Premium II

Presidente da Petrobras confirma Refinaria no Ceará

Refinaria vai processar 300 mil barris de petróleo/dia.

Correio do Brasil
19/11/2012 15:52
Visualizações: 213

Durante sessão no plenário do Senado Federal, o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) destacou a audiência que teve com a Presidente da Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras, Maria das Graças Foster, para discutir um projeto que é emblemático para o Ceará: a Refinaria Premiun II.


“Não se trata da redenção do Ceará, um Estado sempre muito castigado pelo clima, pelas secas prolongadas que estamos vivenciando agora, mas se trata de um projeto de impulsão do desenvolvimento, com o qual nós trabalhamos há muitos e muitos anos”, disse Inácio à presidente da Petrobrás.


A refinaria Premium II vai processar 300 mil barris de petróleo/dia, que tinham inicialmente como destino a exportação. Mas, em face do desenvolvimento do nosso País, do nosso crescimento mais acelerado, este projeto volta-se para o consumo interno. É o povo brasileiro que está precisando de mais energia e, portanto, de mais petróleo e de mais refino para garantir o suprimento nacional.


Projeto irreversível

Diante dessa realidade, posta pelo senador Inácio Arruda, a Presidente da Petrobras garantiu que a refinaria Premium é irreversível, tenha sócio ou não tenha sócio. “A Petrobras está aberta. O projeto é bem-vindo. Se surgir um sócio, será bem recebido pela Petróleo Brasileiro S.A”, disse Graça Foster.


Essa decisão, segundo Inácio Arruda, é muito importante para o Ceará. “Digo uma vez mais: não se trata da redenção, mas se trata de uma impulsão jamais alcançada pelo nosso Estado”. É um investimento de US$15 bilhões, que não se traduz apenas na construção de uma refinaria, , Trata-se de um número significativo de empresas que giram em torno de um empreendimento desse porte, seja na área industrial, seja na área de serviços, que vão, portanto, incrementar o crescimento econômico e o desenvolvimento do Ceará, com impacto na Região Nordeste. “E isso foi fruto de uma decisão política de um projeto mais arrojado, que é o projeto a que nós assistimos e que vem avançando inicialmente com o Lula e agora com a Presidente Dilma Rousseff”, destacou.


Mais Petróleo em Paracuru

Ainda durante sua fala, Inácio Arruda informou, que há poucos meses, a 70 quilômetros do município de Paracuru, na plataforma continental, a 5,5 mil metros de profundidade, a Petrobras, em um único furo, localizou uma jazida de 300 milhões de barris de petróleo presumíveis. “Isso é uma riqueza. Só isso já vale 20 refinarias”, disse. “Mas a Petrobras resolveu fazer um Poço II, e a nossa expectativa é de que ele ainda seja melhor do que o Poço I”. E acrescentou: “nós vamos assim unindo a construção da refinaria com a descoberta de óleo ali no nosso Estado, no Ceará. Vai ficar mais fácil refinar. Nós não vamos precisar fazer grandes transportes. Vamos refiná-lo ali mesmo, no Pecém, na refinaria Premium II”, concluiu.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13