Internacional

Preços do petróleo tocam máxima de 2019 com intenção dos EUA de pressionar exportação do Irã

Reuters, 22/04/2019
22/04/2019 14:19
Visualizações: 263

Os contratos futuros do petróleo avançavam para as máximas de 2019 nesta segunda-feira, com os Estados Unidos pressionando as exportações iranianas, o que tende a apertar a oferta global.

O petróleo Brent subia 2,14 dólares, ou 2,97 por cento, a 74,11 dólares por barril, às 9:31 (horário de Brasília).

O petróleo dos Estados Unidos avançava 1,76 dólar, ou 2,75 por cento, a 65,76 dólares por barril.

A Casa Branca anunciou nesta segunda-feira que compradores de petróleo iraniano precisam encerrar as importações em breve ou enfrentarão sanções.

"Isso traz muito mais incerteza em termos de oferta global", disse Olivier Jakob, analista da Petromatrix. "É uma surpresa de alta para o mercado."

Em novembro, os EUA voltaram a impor sanções às exportações de petróleo iraniano depois que o presidente Donald Trump se retirou unilateralmente de um acordo nuclear de 2015 entre o Irã e seis potências mundiais.

Washington, no entanto, concedeu isenções aos oito principais compradores do Irã —China, Índia, Japão, Coreia do Sul, Taiwan, Turquia, Itália e Grécia—, permitindo-lhes compras limitadas por seis meses.

Outra queda nas exportações iranianas apertará ainda mais a oferta em um mercado já afetado pelas sanções dos EUA contra a Venezuela, além de cortes liderados pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo.

 

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19