Oportunidade

Pós-doutorado em pesquisa com células a combustível com Bolsa da Fapesp

Redação/Assessoria Fapesp
02/06/2017 12:56
Visualizações: 424

O Research Centre for Gas Innovation (RCGI) dispõe de uma vaga para pós-doutorado com Bolsa da FAPESP. O RCGI é financiado por FAPESP e BG/Shell.

O selecionado participará do projeto de pesquisa “Desenvolvimento de Células a Combustível para Operação a Gás Natural”, que pretende abordar questões críticas para alguns dos principais desafios científicos e tecnológicos para o avanço da utilização do gás natural em células a combustível.

O projeto tem foco em duas tecnologias: células a combustível de membrana trocadora de prótons (PEMFC) e células a combustível de óxido sólido (SOFC). Neste cenário, o projeto visa ao estudo de: 1) anodos mais eficientes para a eletro-oxidação do metano e/ou mais tolerantes a misturas H2/CO de combustível; 2) membranas para PEMFC de alta temperatura de operação; e 3) materiais de anodo e camadas catalíticas resistentes a depósitos de carbono para a utilização direta do gás natural em SOFCs.

O pós-doutorando participará na pesquisa de células a combustível de óxido sólido de metano direto.

Procura-se um candidato com experiência laboratorial na preparação, processamento e caracterização de materiais cerâmicos para células a combustível. Especialização na fabricação de células individuais e na caracterização eletroquímica é essencial.

Espera-se que o candidato tenha experiência em diferentes técnicas, como serigrafia, difração de raios X, microscopia eletrônica e espectroscopia de impedância. As atividades anteriores com ambas as técnicas avançadas de deposição, tais como deposição por laser pulsado e análise de gás (catálise) no teste SOFC, são altamente desejáveis.

Candidaturas serão recebidas até 30 de junho de 2017. A oportunidade está publicada em: fapesp.br/oportunidades/1523.

Mais informações sobre a posição e acesso à inscrição no site do RCGI, em rcgi.poli.usp.br/opportunities ou goo.gl/O6zvKB, referência da posição: 17PDR003.

A vaga está abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em fapesp.br/oportunidades.

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13