Gás natural

Plantas de processamento de gás natural (UPGNs) da Petrobras irão dar acesso a outras empresas

Redação/Agência Petrobras
28/05/2020 13:31
Plantas de processamento de gás natural (UPGNs) da Petrobras irão dar acesso a outras empresas Imagem: Divulgação Visualizações: 818

A Petrobras iniciou procedimentos para dar acesso aos demais produtores de gás natural no Brasil às suas unidades de processamento do insumo. De acordo com o modelo em implantação, a companhia passará a atuar como processadora de gás natural fornecido por outros agentes. Com a medida, a Petrobras reafirma seu comprometimento em contribuir para o desenvolvimento de um mercado de gás aberto, competitivo e sustentável no país.

A Petrobras está informando os potenciais interessados sobre suas unidades de processamento de gás, o modelo de negócio a ser adotado e os procedimentos de oferta e contratação. A capacidade de processamento de gás natural será ofertada em duas etapas: oferta de capacidade aos agentes que possuem direitos sobre a produção de gás natural provenientes de campos em produção, de forma a garantir a continuidade da produção de óleo e gás do país (1ª etapa, já em curso); e oferta da capacidade de processamento disponível (após negociações da 1ª etapa) aos demais agentes interessados (2ª etapa, que será realizada anualmente).

Divulgação

Atualmente, a Petrobras compra os volumes de gás natural dos demais produtores, onshore e offshore, no Brasil, processa nas suas unidades, contrata o transporte por meio de dutos e revende o gás às distribuidoras estaduais de gás natural. Quando o novo modelo for implementado, os produtores de gás natural não precisarão, necessariamente, vender o gás para a Petrobras. Os produtores poderão contratar parte da capacidade de processamento da Petrobras e continuarão sendo proprietários do gás produzido e de todos os seus derivados, possibilitando que negociem diretamente seus produtos com o mercado.

Plantas de processamento de gás

As unidades de processamento de gás natural são plantas industriais em que há a separação das frações de hidrocarbonetos existentes no gás, dando origem a diversos produtos, entre eles o gás natural, dentro das especificações próprias para consumo.

Clique aqui e acesse o site da Petrobras com mais informações sobre as plantas de processamento de gás natural e a contratação de capacidade.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19