Ano Novo

Petrolífera planeja mais diesel e menos gastos para 2009

Em reunião na Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento de Mercado de Capitais (Apimec), o diretor Financeiro da Petrobras, Almir Barbassa, anunciou que pretende cortar gastos para investir em projetos de longo prazo, como a exploração da camada pré-sal.

Agência Brasil
13/11/2008 12:10
Visualizações: 12

Em reunião com investidores na Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento de Mercado de Capitais (Apimec), o diretor Financeiro da Petrobras, Almir Barbassa, anunciou que pretende cortar gastos para investir em projetos de longo prazo, como a exploração da camada pré-sal. "Entramos em uma fase de novas descobertas", disse.

 

Barbassa explicou que ainda não há previsão de quanto de recursos será preciso captar e nem quanto será necessário cortar em 2009 para fazer os investimentos necessários. "Ainda não sei quanto vamos precisar para investir, mas não vejo como impossível captar entre US$ 5 bilhões e US$ 10 bilhões", disse.

 

Em relação ao corte de gastos, o diretor comentou que não foi feita nenhuma pré-qualificação de custos. "Vamos revisitar projetos. Se, por exemplo, usamos equipamentos customizados, vamos tentar usar equipamentos genéricos. Vamos cortar sempre que possível para gerar caixa", explicou.

 

Barbassa adiantou que a Petrobras fará uma revisão do planejamento estratégico para 2009 até o final do ano. Um dos aspectos a ser revisto é a produção de diesel no Brasil. "Queremos produzir mais aqui e diminuir as importações, afinal somos uma empresa exportadora, que vende em dólar", disse.

 

Outro objetivo da empresa, além da redução de exportação de diesel, segundo Barbassa, é produzir o combustível com menos enxofre, o chamado S-50, a partir de 2010.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19