Investimento

Petrolífera Galp defende aposta lusa na América Latina

A internacionalização de Portugal passa uma estratégia diferenciada para outros mercados além da Europa, afirmou o chaimain da Galp, Francisco Murteira Nabo. "Portugal precisa ter uma dupla estratégia de internacionalização, sendo uma na Europa e outra mediterrânea, para os países da Améri

Agência Lusa
01/10/2009 12:07
Visualizações: 188
A internacionalização de Portugal passa uma estratégia diferenciada para outros mercados além da Europa, afirmou o chaimain da Galp, Francisco Murteira Nabo.


"Portugal precisa ter uma dupla estratégia de internacionalização, sendo uma na Europa e outra mediterrânea, para os países da América Latina, através da Espanha", disse Francisco Murteira Nabo.


Na avaliação do empresário, com integração cultural e econômica à Europa, o país acabou por se esquecer um pouco do mercado euroatlântico, "e de que existia uma tradição, uma história, uma cultura, uma ligação".


"Há grandes comunidades portuguesas no mundo e um mercado a desenvolver", afirmou, acrescentando que Portugal é um país pequeno, "com uma economia tecnologicamente pouco avançada e onde as pessoas qualificadas estão a emigrar, e não tem grandes vantagens competitivas na Europa".


Potencial de outros mercados


A conversão da economia portuguesa de baixa qualificação e baixa tecnologia para média e alta tecnologia está ocorrendo agora, disse o empresário, mas o mercado doméstico é tão pequeno, que "dentro da Europa o país será sempre pouco competitivo".


"Portugal é competitivo nas economias de países com um desenvolvimento menor e que precisam de coisas que temos em excesso", afirmou, defendendo uma estratégia para a Europa que integre, cada vez mais, as vantagens comparativas do país, como setores de serviços e de energias renováveis, por exemplo.


"Somos um país acolhedor, com sol e mar e excelentes condições de fazer turismo de lazer e com serviços de bem-estar. Ou seja, há uma economia ligada á longevidade, onde somos competitivos na Europa, e que ainda não desenvolvemos", afirmou.


Em termos internacionais, o charmain da Galp, que esteve no início desta semana em Fortaleza, para o Encontro de Negócios na Língua Portuguesa, apontou para duas componentes: os países de língua portuguesa e uma maior integração com a Espanha, "de forma a aproveitar as potencialidades dos mercados latino-americanos".


"Há dentro da Europa, um espaço mediterrâneo que inclui a Espanha, Portugal, Itália, França e países como Argélia, Marrocos e Tunísia, que permite a maior integração na economia espanhola", observou, ao acrescentar que, paralelamente à CPLP, a iniciativa abriria uma oportunidade de desenvolvimento latino-americano.


Murteira Nabo defendeu Portugal integrado na Europa, a uma sub-região européia, representada pela mediterrânea, "cuja grande diferença é a integração da economia portuguesa com a espanhola", de forma que potencialize "alguma coisa semelhante à CPLP no mundo latino-americana".


Conforme o empresário, já existe um entrosamento muito grande com o Brasil e países de língua latina e espanhola, portanto, há condições para uma maior integração. "É nessas zonas do mundo que Portugal tem vantagens competitivas", ressaltou.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19