Golfo do México / Reflexos 4

Petroleira BP sai em busca de novos investidores

Reuters/Brasil Online
05/07/2010 12:18
Visualizações: 36

A petroleira BP está em busca de um investidor estratégico para assegurar sua independência no caso de alguém tentar comprá-la em meio à sua luta para controlar o derramamento de petróleo na parte norte-americana do Golfo do México, disseram jornais neste domingo.

 

A publicação britânica Sunday Times disse que negociadores contratados pela BP estavam buscando interessados em levar uma fatia de entre 5 e 10% da empresa por um valor de até 6 bilhões de libras (US$ 9,1 bilhões).

O negócio estaria sendo oferecido a fundos soberanos e também a outras grandes petroleiras.

O jornal "The National", de Abu Dhabi, citando fontes com conhecimento da operação, disse que a BP poderia conseguir um alívio vindo de instituições financeiras do Oriente Médio que estão buscando uma chance de realizar um investimento estratégico na empresa.

A publicação diz que propostas já foram apresentadas à direção da BP em Londres e estão sendo avaliadas. Elas incluiriam a compra de alguns ativos da companhia britânica, que já perdeu mais da metade de seu valor de mercado desde que uma explosão na plataforma Deepwater Horizon em 20 de abril deu início ao grande vazamento de petróleo.

O "The National" não informou nomes de possíveis investidores.

Fundos soberanos do Oriente Médio, como o Qatar Investment Authority (QIA) e o Abu Dhabi Investment Authority (ADIA), têm fornecido apoio a companhias ocidentais em tempos de crise financeira, comprando participações que acabam impedindo quedas maiores nos preços das ações.

Entre as eventuais petroleiras interessadas, foram citadas a ExxonMobil, a Total e a Shell.

A BP não quis comentar as reportagens.

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13