Petróleo

Petrobras vence licitação para exploração no Uruguai

Jornal do Commercio
23/10/2009 11:43
Visualizações: 113
A Petrobras e a espanhola Repsol YPF obtiveram nesta quinta-feira concessões de petróleo e gás natural em alto-mar no Uruguai, segundo informação da estatal uruguaia Ancap. A empresa enviou uma recomendação sobre a concessão que ainda precisa ser aprovada em um decreto pelo Poder Executivo para completar o processo, explicou o presidente da Ancap, Germán Riet. "Se o Poder Executivo aprovar a recomendação, os contratos serão firmados em aproximadamente um mês", disse Riet.


Os leilões fizeram parte da "Rodada Uruguai 2009". A Ancap lançou uma licitação inicialmente composta por 11 blocos entre 4 mil e 8 mil quilômetros quadrados de extensão, em uma região ao Leste do país, mas foram apresentadas também ofertas por dois blocos com melhores possibilidades. A Ancap não revelou a composição do controle dos blocos nem o valor que as duas companhias pagaram. A concessão para cada bloco valerá para oito anos e três períodos exploratórios. O Uruguai não conta com reservas próprias de gás ou petróleo, e tem que importar 1 milhão de barris de petróleo a cada 25 dias.


As ofertas apresentadas pelo consórcio formado por Petrobras e Repsol venceram a licitação para o Bloco 3 e o Bloco 4. A Petrobras será o operador líder do Bloco 4, a 210 quilômetros de Punta del Este, enquanto a unidade da Repsol na Argentina, a YPF, será o operador líder do Bloco 3, que fica a 340 quilômetros da cidade uruguaia.


Segundo as condições da Ancap, as empresas assumirão todos os riscos e custos da exploração, que será dividida em três etapas. Na primeira etapa, de quatro anos, serão realizados estudos. Na segunda, de dois anos, será exigida a realização de duas perfurações, assim como outras duas na fase seguinte, de dois anos. Se forem encontrados petróleo e gás natural, o país negociará com as empresas os detalhes de uma eventual participação da estatal local de combustíveis na produção.


Além disso, a Ancap fechou um contrato de dois anos para prospecção de hidrocarbonetos em terra firme com a empresa norte-americana Schuepbach Energy LLC, em uma região que engloba parte dos departamentos de Durazno, Tacuarembó, Paysandú e Salto.


Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20