Precaução

Petrobras toma medidas preventivas na Bolívia

Agência Estado
05/09/2008 10:10
Visualizações: 27

A Petrobras evitou comentar oficialmente as ameaças de invasão nas instalações petrolíferas da Bolívia, mas fontes ligadas à companhia afirmaram que algumas medidas de precaução já foram tomadas pela subsidiária boliviana da estatal. As medidas têm como objetivo aumentar a margem de manobra em caso de interrupção ou redução nas atividades no país vizinho. Para analistas do setor, a crise institucional boliviana deveria entrar na agenda do governo brasileiro, devido à possibilidade de radicalização dos confrontos.

 

A companhia informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não se pronuncia a respeito de assuntos internos dos países onde atua. Sua subsidiária boliviana, porém, antecipou as trocas de turnos e aumentou o estoque de víveres nos campos de petróleo, para garantir a sobrevivência dos funcionários caso as instalações sejam cercadas por manifestantes contrários ao governo Evo Morales.


Além disso, a empresa está mantendo os tanques de armazenagem de condensado de petróleo nos níveis mais baixos possíveis, medida que reduz o risco de redução forçada na produção de gás em caso de parada nas refinarias locais. O condensado é extraído dos poços junto ao gás e, caso não haja capacidade de armazenamento dos líquidos, a empresa é obrigada a reduzir a vazão dos poços. A empresa mantém ainda rede de dutos que liga os campos ao Brasil em sua pressão máxima, garantindo um estoque maior de gás nas tubulações.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19