Infra-estrutura

Petrobras tenta tirar alcoodutos do papel

Valor Econômico
13/04/2006 03:00
Visualizações: 134

A Petrobras pretende colocar em prática até o fim de 2006 seu plano de investimentos de cerca de US$ 500 milhões para a construção de alcoodutos, a partir da Replan (Refinaria de Paulínia), em São Paulo, até o terminal de Ilha D`Água, no Rio. Esses investimentos também prevêem aumento da capacidade de tancagem dos atuais terminais da companhia.

Paulo Del Caro Canabrava, gerente de comercialização e oxigenados da Petrobras, disse que a empresa aguarda a conclusão de estudos sobre a instalação desses alcoodutos - que vão interligar as principais produtoras de cana, o que inclui Ribeirão Preto, Minas e Goiás - para iniciar as obras a partir do fim deste ano.

Este projeto faz parte do plano estratégico da estatal de se transformar no braço logístico e exportador do álcool brasileiro, segundo Canabrava, que participou ontem (dia 12), do seminário "Perspectivas Industriais para o Bioetanol", promovido pelo Instituto Uniemp, em São Paulo.

Em outra frente, a Petrobras assinou esta semana, no Japão, um memorando de intenções com a trading japonesa Mitsui com o objetivo de fomentar novos projetos da companhia japonesa em álcool. A empresa participou da missão brasileira, comandada pelo ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, para negociar a exportação de álcool para aquele país.

"A Mitsui tem um perfil de investir em participações em grandes empresas", disse Canabrava. Segundo ele, a trading japonesa poderá negociar participações em grupos sucroalcooleiros do Brasil. Se confirmada a expectativa, a Petrobras deverá ser o operador logístico das futuras transações do álcool brasileiro.

No mês de julho, uma nova missão do Japão chega ao Brasil para avaliar o mercado de álcool.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13