Gás natural

Petrobras rumo a São Paulo e Portugal

O Globo
30/09/2005 03:00
Visualizações: 109

A Petrobras planeja pôr um pé em São Paulo e outro em Portugal. E os primeiros passos já foram dados, confirmou ontem o diretor da Área Internacional da Companhia, Nestor Ceveró. O executivo informou que a Petrobras fechou uma parceria com o grupo estatal português Galp Energia, com o objetivo apresentarem uma oferta de compra da Gás Brasiliano, distribuidora de gás no nordeste de São Paulo, que está sendo vendida por seus controladores, o grupo italiano ENI.

Segundo especialistas do setor, o interesse da Petrobras na Gás Brasiliano é obter a concessão para entrar na área de distribuição de gás no mercado paulista, um dos poucos onde a companhia ainda não atua. A Gás Brasiliano tem uma rede mínima de distribuição. O que o grupo italiano está vendendo, na realidade, é a concessão, cujo valor é estimado em torno de R$ 100 milhões.

Ao mesmo tempo em que planeja entrar no mercado de distribuição de gás em São Paulo, a Petrobras pretende também iniciar suas atividades em Portugal. O diretor da Petrobras garantiu que um negócio não tem qualquer vínculo com o outro, mas admitiu que iniciou as conversas para a aquisição de um percentual minoritário do capital da Galp Energia em Portugal:

Queremos atuar em Portugal, além de ser importante para a entrada na Europa.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20