Biodiesel

Petrobras recebe licença prévia para contruir usina de biodiesel no Ceará

A unidade de Quixadá(CE), juntamente com as de Candeias (BA) e Montes Claros (MG), deverá entrar em operação até o fim de 2007.

Redação
22/09/2006 03:00
Visualizações: 210

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (SEMA) concedeu à Petrobras a Licença Prévia (LP) para a construção de sua unidade industrial de produção de biodiesel em Quixadá, no Ceará. As autorizações para as plantas de Candeias (BA) e Montes Claros (MG) já haviam sido emitidas pelos respectivos órgãos ambientais. Com as LP’s, a estatal poderá iniciar o processo de implantação física de suas primeiras usinas de biodiesel no semi-árido brasileiro. As unidades devem entrar em operação até o fim de 2007.

De acordo com a nota da Petrobras, as usinas terão capacidade para produzir cerca de 57 milhões de litros de biodiesel por ano. Elas processarão óleos vegetais de oleaginosas como algodão, soja, mamona e dendê, além de gordura animal. A produção será desenvolvida no entorno de cada empreendimento e poderá gerar renda a 70 mil famílias, aproximadamente.

Na nota, a estatal informou que já iniciou as negociações com as organizações nacionais e locais que representam a  agricultura familiar para obter o Selo Combustível Social – certificado concedido pelo  Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) aos produtores de biodiesel que estimulam a inclusão social da agricultura familiar. Além disso, a Petrobras confirmou a articulação com o MDA e secretarias de agricultura estaduais e municipais o desenvolvimento da cadeia produtiva de oleaginosas nas proximidades das usinas.

O Banco do Brasil e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) estão participando deste processo para garantir o financiamento à agricultura familiar. Já a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e outros órgãos de desenvolvimento, como a Comissão Executiva do Plano da Lavoura  Cacaueira (CEPLAC) da Bahia, estão contribuindo com a tecnologia  agrícola.

Para alcançar a meta estratégica de produzir 855 milhões de litros de biodiesel por ano até 2011, a Petrobras está analisando cerca de quinze outros projetos em várias regiões do país em parceria com  diferentes investidores, desde grandes grupos econômicos até cooperativas de trabalhadores rurais.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19