Rio Oil & Gas 2010

Petrobras quer construir poços mais baratos no pré-sal

Os elevados custos de desenvolvimento da produção no pré-sal incentivaram a Petrobras a pesquisar maneiras de baratear o processo de construção de poços e a melhor forma de otimizar a produção da região. Os poços representam, hoje, mais de 50% dos custos do pré-sal, segundo afirmou o coor

Redação
16/09/2010 21:28
Visualizações: 122

Os elevados custos de desenvolvimento da produção no pré-sal incentivaram a Petrobras a pesquisar maneiras de baratear o processo de construção de poços e a melhor forma de otimizar a produção da região. Os poços representam, hoje, mais de 50% dos custos do pré-sal, segundo afirmou o coordenador de engenharia de poços para o pólo pré-sal da Petrobras, Renato Pinheiro, que participou do painel “Desafios e soluções tecnológicas para desenvolvimento do pré-sal”, na Rio Oil & Gas.

 

De acordo com Carlos Eugênio Resurreição, gerente geral de reservas e reservatórios de E&P da Petrobras, a empresa pretende fazer poços com maior contato com o reservatório, que são os poços horizontais, para garantir maior eficácia e economicidade das operações. Até o momento, a Petrobras e seus parceiros conseguiram construir poços verticais com sucesso no pré-sal. O próximo passo será fazer poços horizontais em Tupi.

 

Na opinião dos executivos da Petrobras, as principais dificuldades de operar no pré-sal são a heterogeneidade das rochas carbonáticas, as características do petróleo, a injeção de água, o ambiente corrosivo e o CO2. Os executivos concordam que o fato de a companhia optar por trabalhar em fases – Teste de Longa Duração, seguido de projeto piloto e, por último, produção do poço – tem garantido o sucesso das operações da empresa.

 

A grande experiência da companhia em águas profundas e ultra profundas também vem ajudando a empresa nas operações. Para Cristiano Leite Sombra, coordenador do centro de pesquisas da Petrobras (Cenpes), que também participou do painel, o posicionamento dos poços nos melhores locais é determinante para o alcance da maior produtividade. A importância da aquisição sísmica de maior precisão para ter melhores operações e mais qualidade no perfil do reservatório também foi destacada por Carlos Eugênio Resurreição. “Já terminamos a sísmica de toda a área de Tupi e estamos estudando agora o processo de aquisição sísmica de Guará e Iara”, declarou.

 

Para estudar as dificuldades do pré-sal, a Petrobras envolveu diversas áreas em novas pesquisas, aumentou o investimento em Pesquisa e Desenvolvimento, e criou dois programas, o PROSAL e o PRÓ-CO2. Segundo Cristiano Sombra, os desafios da empresa também estão impactando diretamente e positivamente no desenvolvimento tecnológico do Brasil e resultando em um rápido crescimento das instalações. O executivo lembrou que o desenvolvimento tecnológico da Petrobras vem sendo acompanhado da parceria universidades e fornecedores que, inclusive, estão construindo centros tecnológicos no País, como é o caso Schlumberger e da FMC Technologies. Hoje, 71 instituições de 19 estados do País compõem as 38 redes nacionais de tecnologia.

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19