Sexta Rodada

Petrobras perde para o consórcio Devon-Kerr-SK por falta de conteúdo nacional

Embora a Petrobras tenha arrematado o maior número de blocos no primeiro dia da 6ª rodada de licitações de áreas de exploração da Agência Nacional do Petróleo (ANP), a companhia protagonizou uma das mais curiosas derrotas no início do leilão. A Petrobras deu o maior lance, mas o consórci


17/08/2004 03:00
Visualizações: 16

Embora a Petrobras tenha arrematado o maior número de blocos no primeiro dia da 6ª rodada de licitações de áreas de exploração da Agência Nacional do Petróleo (ANP), a companhia protagonizou uma das mais curiosas derrotas no início do leilão. Responsável pelo maior lance pelo bloco marítimo CM-61, na Bacia de Campos (RJ), em consórcio com a espanhola Repsol-YPF, a empresa perdeu sua concessão para um consórcio formado por duas empresas independentes americanas e uma sul-coreana, cuja oferta, no cômputo geral, apresentou maior percentual de conteúdo nacional mínimo.
O consórcio vencedor, formado pelas americanas Devon Energy Corporation (40%) e Kerr-McGee Corporation (33%) e a SK Corporation (27%), da Coréia do Sul, apresentou uma proposta cujo bônus de assinatura - o lance - somava R$ 28,5 milhões. A da Petrobras com a Repsol-YPF chegava a R$ 37,4 milhões, mas não foi considerada vencedora porque apresentava percentuais
de conteúdo nacional inferiores nas fases de exploração e de desenvolvimento da produção. Além disso, o envelope do consórcio coreano-americano também previa um programa exploratório mínimo superior.
Em relação ao conteúdo nacional - dividido nas fases de exploração e desenvolvimento da produção -, a proposta da Petrobras previa, na etapa de desenvolvimento, um percentual de 70% de conteúdo local na contratação de plataformas e 100% no programa de engenharia. O problema é que a proposta americana também incluía 81% de conteúdo nacional no programa de
engenharia, mas de outros 81% na contratação de plataformas, justamente o que pesou contra a Petrobras.
Após a vitória na disputa, o presidente da subsidiária brasileira da Devon, Murilo Marroquim, foi muito cumprimentado por executivos de outras companhias. Mesmo assim, ele fez questão de minimizar o fato de ter derrotado a Petrobras justamente graças a um ponto nevrálgico para sua atual administração: o conteúdo nacional. "Essa não foi a primeira derrota da Petrobras em um leilão. Isso faz parte do processo", desconversou Marroquim, que estipulou um prazo de dois a três anos para começar a perfurar o bloco arrematado.
Ao todo, foram licitadas, na parte da manhã, um total de 60 blocos, dos quais 24 foram arrematados. Desses 24, 15 ficaram com a Petrobras, dos quais 14 por meio de consórcios com companhias nacionais e estrangeiras. Ao todo, a Petrobras arrematou cinco blocos em parceria com a norueguesa Statoil, na Bacia de Camamu-Almada (BA); duas com a anglo-holandesa Shell, na Bacia de Campos; e sete com a portuguesa Petrogal, na Bacia Potiguar, localizada em terra.
A Bacia Potiguar concentra em sua porção terrestre uma grande quantidade dos chamados campos maduros, o que justificou o forte interesse de operadoras independentes brasileiras nesse primeiro dia de leilão. Os destaques, nesse caso, foram a Aurizônia Empreendimentos Ltda, que arrematou quatro blocos, e a Arbi Petróleo, que abocanhou outras quatro áreas nessa mesma região. A participação dessa empresa, aliás, marcou a entrada, pela primeira vez no Brasil, de uma instituição financeira como operadora de petróleo. A Arbi Petróleo foi constituída como braço petrolífero do banco Arbi, uma financeira especializada no segmento de empréstimos pessoais. A participação desses grupos, segundo analistas, confirma o grande interesse despertado no país por esse tipo de campo, caracterizado pela baixa produtividade.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13