Energia

Petrobras negocia MT Gás e termelétrica de Cuiabá

Jornal do Commercio
01/03/2010 12:51
Visualizações: 151
A Petrobras está avaliando a possibilidade de entrar como parceira ou mesmo comprar a totalidade da distribuidora de gás natural do Mato Grosso (MT Gás) e com ela a usina termelétrica de Cuiabá. A proposta alinhavada pelo governo federal e governo do Mato Grosso visa tentar salvar o abastecimento de gás no estado e atrair os investimentos de US$ 2 bilhões previstos para uma planta de fertilizantes da estatal. A informação, que estava circulando entre fontes do setor há algumas semanas, foi confirmada sexta-feira por Pedro Nadaf, secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia do Estado do Mato Grosso.


O abastecimento de gás no estado está ameaçado porque o contrato para receber o gás boliviano, que terminava no dia 28 de fevereiro, foi prorrogado até no máximo o dia 20 de março. O governo boliviano se nega a renovar o contrato porque não quer manter relações comerciais com as empresas Ashmore e Shell, controladoras da Empresa Pantanal de Energia, proprietária da usina térmica local.


Em discurso esta semana sobre o assunto, após visita à Cuiabá, o presidente da YPFB, Carlos Villegas, deixou nítida a preferência por relações comerciais diretas com a Petrobras. Villegas criticou a postura das duas companhias internacionais junto ao governo boliviano anterior, quando negociaram o preço do gás bem abaixo do mercado internacional.


"Encaminhamos à Petrobras três possibilidades, que ela passe a fornecer o gás, participe da composição acionária da usina ou mesmo que arremate a usina. Neste caso, o governo estadual do Mato Grosso se dispõe a abrir mão do controle acionário da sua distribuidora para que a estatal possa desenvolver este mercado", disse o secretário. Procurada para esclarecer seu posicionamento na negociação, a Petrobras informou por meio de sua assessoria de imprensa que "não negocia pela imprensa".



consumo. Segundo fontes ligadas ao setor, a estatal tem interesse naquele mercado, apesar de a usina térmica lá instalada não ter uma produtividade considerada excelente no setor. A usina consome 2,2 milhões de metros cúbicos de gás natural diariamente para produzir 450 MW de energia, enquanto outras do mesmo porte utilizariam mais da metade do combustível.


O principal interesse da estatal é a perspectiva de instalar naquela região uma fábrica de fertilizantes. O baixo custo de transporte do gás que chega até o Mato Grosso pelo Gasoduto Bolívia-Brasil (Gasbol) e os incentivos que o governo local tem oferecido para atrair os investimentos somam-se à localização estratégica da unidade, próxima ao mercado consumidor do Centro-Oeste.


Além disso, a companhia ainda teria potencial para expandir o mercado local dos atuais 30 mil metros cúbicos diários de gás para até 7,5 milhões, segundo cálculos de especialistas do setor. Hoje, caso o abastecimento seja suspenso no estado, o impacto é mínimo. São 30 mil metros cúbicos diários consumidos em veículos e principalmente no abastecimento de parte da fábrica da Sadia, que possui a opção de utilizar também o óleo diesel ou óleo combustível em sua unidade.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20