Petróleo Internacional

Petrobras mira ativos da Terpel no Chile em busca de crescimento

REUTERS / Brasil Online
04/06/2010 16:06
Visualizações: 122

A Petrobras está interessada nos ativos da colombiana Terpel no Chile, como parte de sua estratégia para crescer no mercado de distribuição de combustíveis naquele país.

 

Foi o que garantiu nesta quinta-feira o presidente da Petrobras Chile, Vilson Reichemback, ao se referir aos ativos que a chilena Empresas Copec deverá vender depois de comprar indiretamente 47,2 por cento da controladora da colombiana Terpel.

 

"Queremos crescer organicamente ou adquirindo outras empresas", disse Reichemback a jornalistas após um evento para marcar o início da distribuição de etanol no mercado chileno.

A Empresas Copec tem dito que não tem interesse em participar da administração da Terpel no Chile para evitar acusações de monopólio, dada a posição de liderança que possui no negócio de distribuição de combustíveis no país. Por isso, contempla a venda desses ativos assim que assumir o controle da companhia colombiana.

Questionado sobre a atratividade que teriam os ativos da Terpel para o negócio da Petrobras no Chile, Reichemback disse que dependerá de uma avaliação. Segundo ele, à primeira vista parece haver sinergias potenciais com os ativos da Terpel.

A Petrobras é a quarta maior distribuidora de combustíveis do Chile, atrás de Copec, Shell e Terpel.

"Essa história de ser a quarta ou terceira não nos agrada. Por que não ser a segunda?", indagou.

A Petrobras entrou no mercado chileno no começo de 2009 ao comprar os ativos de distribuição da norte-americana Exxon Mobil por cerca de 400 milhões de dólares.

(Reportagem de Felipe Iturrieta)

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19