Programa Progredir

Petrobras lança programa de financiamento para cadeia de fornecedores

A Petrobras lançou oficialmente ontem (6), o Programa Progredir, que viabiliza de forma ágil e padronizada a oferta de crédito em volume e condições competitivas para todas as empresas que integram a cadeia de fornecedores da companhia. A estimativa é que o custo de captação dos fornecedores

Agência Petrobras
07/06/2011 12:08
Visualizações: 19
A Petrobras lançou oficialmente ontem (6), o Programa Progredir, que viabiliza de forma ágil e padronizada a oferta de crédito em volume e condições competitivas para todas as empresas que integram a cadeia de fornecedores da companhia. A estimativa é que o custo de captação dos fornecedores caia, em média, 20%.
 
 
A iniciativa, desenvolvida em parceria com os seis maiores bancos do país – Caixa Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, HSBC e Santander – e com o Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Promimp), conta com o apoio da indústria e de suas entidades de classe. Na cerimônia, o diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Petrobras, Almir Barbassa, disse estar seguro que o Progredir está apto a viabilizar o acesso a financiamento a grande parte das cerca de 20 mil empresas que hoje formam a cadeia de fornecedores diretos ou indiretos da Petrobras. Isso inclui as empresas de pequeno e médio porte, que hoje encontram dificuldades nesse acesso.
 
 
Entre as vantagens do Programa, Barbassa destacou a agilidade - dependendo do valor solicitado pela empresa, a liberação pode se dar em até 72 horas. Outro benefício será a possibilidade de a empresa escolher, entre as propostas recebidas por parte das instituições financeiras, a que melhor lhe convém em termos de custos, de prazo e condições gerais.
 
 
Por sua vez, o gerente-executivo de Finanças da Petrobras, Gustavo Tardin, explicou que os fornecedores interessados no crédito via Progredir poderão financiar até 50% do valor dos contratos dentro da cadeia produtiva de petróleo e gás, em ambiente de total sigilo da operação. Lembrando que a Petrobras dobrará seu volume de investimentos até 2020, o executivo frisou que é preciso que os fornecedores estejam comprometidos com essa meta e que o acesso ao crédito é fundamental para que isso ocorra.   
 
 
A fase piloto do programa, que é complementar a outras ações da Companhia voltadas para o fortalecimento de sua cadeia produtiva, foi implantada em setembro de 2010. Nesta primeira etapa, 15 empresas obtiveram financiamento junto aos bancos por meio da iniciativa, com volume total de R$ 137 milhões.
 
 
Conceito geral - O programa está baseado na criação de um ambiente favorável para a concessão de crédito, lastreado nos recebíveis ainda não performados (serviços ou equipamentos a serem prestados ou entregues) em cada um dos contratos firmados entre os participantes da cadeia. Assim, qualquer fornecedor que participe dessa cadeia está, em princípio, apto a integrar o Progredir e poderá antecipar uma parcela dos seus recebíveis por meio dos bancos integrantes do programa. O crédito não envolve recursos da Petrobras.
 
 
Para melhorar as condições financeiras e de risco, a Petrobras é o elemento âncora do Programa Progredir, contribuindo com toda a cadeia produtiva da Companhia, ao transferir aos participantes sua melhor percepção de crédito junto ao mercado. Dessa forma, a utilização dos recebíveis gerados pela Companhia proverá maior suporte e garantia à concessão de crédito não performado para toda a sua cadeia de fornecimento, promovendo o acesso a estes recursos de forma rápida e em volume que garanta maior robustez financeira aos fornecedores.
 
 
Acesso simplificado - Atualmente, as pequenas e médias empresas brasileiras enfrentam dificuldades para a obtenção de financiamentos lastreados em seus recebíveis não performados. Um dos principais impedimentos é a falta de informações confiáveis sobre o histórico do desempenho de cada empresa fornecedora. Com isso, cria-se uma situação de incerteza que impossibilita a avaliação dos bancos sobre quais são seus reais riscos para adiantarem recursos baseados na expectativa de desempenho do credor.
 
 
Outra questão que aumenta significativamente o risco percebido pelos bancos é a situação de inadimplência do comprador. Como forma de mitigar esses dois entraves, o programa conta com mecanismos de garantia desenvolvidos especialmente para o Progredir, além do Portal Progredir, que irá armazenar as informações sobre os contratos de fornecimento e financiamento e os dados individuais de desempenho de cada fornecedor, possibilitando que os bancos acessem o histórico destes fornecedores.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19