Combustíveis

Petrobras inicia exportação de álcool para Venezuela

O primeiro carregamento de álcool anidro partiu do Rio, nesta segunda-feira (25/07). Os países negociam um contrato de cinco anos, que prevê o embarque inicial de 25 mil m³ de etanol combustível por mês.

Redação
25/07/2005 03:00
Visualizações: 59

Partiu nesta segunda-feira (25/07) do Rio de Janeiro, a bordo do navio-tanque Nara, o primeiro carregamento de etanol combustível (álcool anidro) exportado pela Petrobras para a Venezuela. Esta é a primeira de duas cargas iniciais enquanto está sendo negociado um contrato de cinco anos, que prevê, inicialmente, o embarque mensal de cerca de 25.000m³ do combustível.
Esta operação é resultado de um memorando de entendimentos assinado durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao presidente Hugo Chavez, em Caracas, na Venezuela. O memorando entre o Ministério de Minas e Energia do Brasil, o Ministério de Energia e Petróleo da Venezuela, a Petrobras e Petróleos de Venezuela – PDVSA, visa a cooperaração na implantação de programa de adição de etanol combustível à gasolina venezuelana.
Na Venezuela uma nova lei determina a eliminação do chumbo tetraetila até agosto de 2005. Inicialmente a PDVSA introduzirá na região oriental do país a adição do etanol combustível na gasolina, na proporção de 8%. Após período de adequação, o  etanol poderá ser utilizado no restante do país num percentual de até 10%.
Para o Diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, “ao realizar essa primeira exportação de etanol combustível para a Venezuela, a Petrobras, conforme seu Planejamento Estratégico, reforça sua posição como empresa de energia, proporciona ganhos substanciais em relação ao meio ambiente, consegue novos mercados e segmentos, incentiva o  crescimento do Brasil, além de colaborar para a integração dos países da América do Sul”.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20