Tecnologia

Petrobras finaliza integração de sistemas para 24 mil usuários

A Petrobras está concluindo, neste mês de outubro, o que está sendo considerado um dos maiores processos de implantação de um sistema de gestão em todo mundo. Ela adotou o SAP R/3 para integrar, numa única base de dados, seus procedimentos administrativos. Em cinco anos a operação do siste

Redação
28/10/2004 03:00
Visualizações: 496

A Petrobras está concluindo, neste mês de outubro, o que está sendo considerado um dos  maiores processos de implantação de um sistema de gestão em todo mundo. Ela adotou o SAP R/3 para integrar, numa única base de dados, seus procedimentos administrativos. Em cinco anos a operação do sistema deverá gerar uma economia de aproximadamente US$ 450 milhões para a empresa. Segundo informa da companhia, o processo de implementação do SAP R/3 consumiu US$ 260 milhões em investimentos.
Todas as atividades operacionais da companhia participam do empreendimento: produção, refino, distribuição, compras, estoque e finanças, entre outras, em um total de 24.000 usuários do sistema. "A integração agiliza e facilita as análises sobre o andamento de negócios e possibilita à companhia ter mais segurança e controle sobre os seus processos,  uma vez que a base de dados é atualizada continuamente", explica José Carlos da Fonseca, gerente do Projeto Sinergia, responsável pela implementação do sistema.
Atualmente o sistema é utilizado por todas as unidades da Petrobras no Brasil e ainda pelas unidades internacionais Petrobras International Finance; Petrobras Netherlands; Petrobras Finance Ltd.; Braspetro Oil Services Co.; Brasoil Alliance Co.; Catléia Oil Company e Braspetro Oil Company. O Projeto Sinergia ainda acompanhou e deu suporte às instalações na Petrobras Bolívia, Petrobras Colômbia, Petrobras Argentina e Petrobras América Inc.
Para coordenar o uso coletivo da plataforma SAP e treinar os milhares de usuários, o  Projeto Sinergia mobilizou cerca de 800 profissionais entre empregados da Petrobras, da  própria SAP, da consultoria BearingPoint e demais empresas parceiras na implantação. Além disso, foram destacados mais 100 coordenadores locais, 1.400 apoiadores e 470 instrutores.
A implantação global - que está sendo finalizada agora - levou cerca de cinco anos para  acontecer. Até então, a Petrobras fez implementações antecipadas (já concluídas e com sucesso) na Refap S.A. (Refinaria Alberto Pasqualini, no Rio Grande do Sul) e na BR  Distribuidora, esta apontada como uma das maiores implantações da América Latina.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13