Novas plataformas

Petrobras estima crescimento de 5,3% na produção nacional de petróleo

A produção de petróleo no país deverá crescer este ano cerca de 5%, chegando a uma média diária de 480 mil barris, de acordo com avaliação da Petrobras. Além da entrada em operação da plataforma P-51 – que quando operando a plena carga adicionará à produção nacional cerca de 180 mil

Agência Brasil
14/06/2007 03:00
Visualizações: 112

Para a empresa, essa ampliação significativa da produção está garantida com a implementação da extração de petróleo das plataformas P-50, FPSO Capixaba, P-34 e a FPSO Cidade do Rio de Janeiro - todas em operação. Atualmente, a Petrobras tem mais três plataformas em fase de construção: a P-51, cuja obra está sendo feita pelo estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis; a P-53, cujo casco ficou a cargo de um estaleiro de Cingapura, mas a montagem está sendo feita pelo estaleiro Rio Grande, no Rio Grande do Sul; e a P-54, sob a responsabilidade do estaleiro Mauá-Jurong.

Unidade do tipo semi-submersível, a plataforma P-51 está sendo construída ao custo de US$ 845 milhões e vai gerar 2.500 empregos diretos e 7.500 indiretos. A unidade vai operar no Campo de Marlim Sul, terá capacidade de produção de 180 mil barris por dia, comprimindo 6 milhões de metros cúbicos de gás. A entrada em operação está prevista para o primeiro semestre do próximo ano. A plataforma P-54, que também produzirá cerca de 180 mil barris de petróleo por dia, quando operando a plena carga, será instalada no Campo de Roncador, na Bacia de Campos (RJ), no segundo semestre de 2007.

Já a P-53, cujo casco ficou a carga de um estaleiro de Cingapura, tem sua obra de montagem a cargo do Estaleiro Rio Grande, no Rio Grande do Sul. A unidade também processará 180 mil barris de petróleo por dia, mas só deverá entrar em produção em 2009.


Juntas, essas unidades e outras em fase de licitação e desenvolvimento de projetos, como as plataformas P-56 e P-57, deverão levar a Petrobras a produzir, até 2011, cerca de 3,493 milhões de barris de petróleo e gás, volume que passará para 4,556 milhões em 2015, de acordo com informações da Petrobras.

Está previsto o desenvolvimento de 15 grandes projetos de produção de petróleo e outros 10 de gás natural, até 2011 – o que aumentará a oferta de gás no Sudeste para 40 milhões de metros cúbicos por dia já em 2008, no contexto do Plano Nacional de Gás Natural (Plangás). 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19