Gestão Hídrica

Petrobras eleva reúso de água em 3 bilhões de litros em refinarias

Agência Petrobras
15/01/2015 18:15
Petrobras eleva reúso de água em 3 bilhões de litros em refinarias Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 53

A Petrobras está implementando uma série de medidas para promover o uso racional e eficiente da água em suas refinarias no Brasil e assim contribuir para uma maior oferta de água à população. Essas ações propiciaram que o volume de água reusada subisse de 20,32 bilhões de litros em 2011 para 23,31 bilhões de litros em 2014. O volume adicional de reúso equivale a 3% de toda água consumida pelas refinarias da Petrobras no Brasil. Este montante é suficiente para abastecer uma cidade de 75 mil habitantes por um ano, considerando uma média de consumo per capita de 110 litros por dia, o necessário para atender o consumo e higiene de uma pessoa, conforme definido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

As ações de reúso envolvem tanto projetos de investimento quanto ações de mudança em procedimentos operacionais visando maior recuperação de água. Além disso, foram adotadas ações que proporcionaram maior eficiência no uso de água e vapor nas operações das refinarias.

Essas medidas fizeram com que nos últimos três anos a relação entre a quantidade de água consumida e o volume de petróleo processado reduzisse em 12,5%. Em 2011, a Petrobras refinava 16,88 barris de petróleo com um litro de água. Em 2014, a companhia atingiu a marca de 19,31 barris de petróleo refinados para cada litro de água consumido.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.