Investimento

Petrobras e Governo do Maranhão assinam termo de compromisso para Refinaria Premium 1

Em cerimônia com as presenças do Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, da Governadora do Estado, Roseana Sarney, e do Presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, a companhia assinou, ontem (14/10), com o Governo do Maranhão um termo de compromisso para a construção da Refi

Agência Petrobras
15/10/2009 12:15
Visualizações: 173

Em cerimônia com as presenças do Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, da Governadora do Estado, Roseana Sarney, e do Presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, a companhia assinou, ontem (14/10), com o Governo do Maranhão um termo de compromisso para a construção da Refinaria Premium 1. Fruto das negociações iniciadas com a assinatura do Protocolo de Entendimentos em maio deste ano, este documento estabelece os compromissos das partes na viabilização das condições necessárias para a implantação do empreendimento. Durante a fase de construção, que se inicia ainda em 2009, estima-se a geração de mais de 100 mil empregos, diretos, indiretos e por efeito renda.

 

Durante o evento, o ministro Edison Lobão garantiu que a Refinaria Premium 1 é uma realidade sólida e promissora, que mudará definitivamente a economia do estado do Maranhão. Após apresentar os principais números e detalhar a complexidade desta que será uma das maiores refinarias do mundo, o presidente Gabrielli ressaltou a importância da união e da parceria de todos os governos municipais e estaduais das regiões impactadas pela obra.

 

“Será uma obra estruturante e importante para elevar o Maranhão a um novo status de estado economicamente forte e ativo no cenário nacional e mundial”, disse Gabrielli. O presidente também citou o impacto do Prominp e de outras iniciativas da empresa (enumeradas em apresentação) para formação de mão de obra qualificada. 

 

A refinaria, que será construída no Município de Bacabeira (MA), contará com faixa de dutos e terminal portuário para recebimento de petróleo e escoamento de derivados. Com capacidade de processamento de 600 mil barris por dia, entrará em operação em duas fases, sendo a primeira, para 300 mil barris por dia, prevista para o segundo semestre de 2013. A segunda fase está prevista para 2015. O empreendimento foi projetado para maximizar a produção de óleo diesel de alta qualidade e também para produzir os seguintes derivados combustíveis: QAV, nafta petroquímica, GLP, bunker e coque.

 

A população do município de Bacabeira (MA), com aproximadamente 16 mil habitantes, já começa a sentir os reflexos positivos do empreendimento. Recentemente, o Governo do Estado anunciou parcerias entre as secretarias de Ciência e Tecnologia, Indústria e Comércio e Trabalho, Economia Solidária e a Petrobras para a capacitação profissional dos moradores da região. Por meio do Programa de Mobilização da Indústria Nacional do Petróleo e Gás Natural (Prominp), a expectativa é que 22,7 mil pessoas de nível superior, técnico, médio e básico sejam capacitadas até 2013 em todo o estado. O empreendimento também deve gerar 3120 vagas no entorno de Bacabeira, que engloba nove municípios.

 

A Petrobras espera, com este investimento, aumentar ainda mais os resultados de seus negócios, bem como contribuir para o desenvolvimento econômico do país.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13