Energia

Petrobras e Furnas firmam acordo de cooperação para América Latina

Em cerimônia prevista para esta quarta-feira (21/07), as duas estatais darão início a parceria que deverá otimizar os ativos das companhias no Brasil e na Argentina.


20/07/2004 03:00
Visualizações: 28
A Petrobras e Furnas Centrais Elétricas assinam nesta quarta-feira (21/07) um acordo de cooperação operacional na área de geração de energia. A partir do acordo, as duas companhias poderão viabilizar os investimentos necessários para a integração energética entre Brasil e Argentina, onde a petroleira detém ativos em segmentos como o de geração e distribuição de energia e transporte e exploração de gás natural.
A iniciativa será oficializada em cerimônia na sede de Furnas, no Rio, que terá as participações dos diretores da Petrobras das áreas de Gás e Energia, Ildo Sauer, e Internacional, Nestor Cerveró, além do presidente e do diretor de Planejamento de Furnas, respectivamente José Pedro Rodrigues e Dimas Fabiano Toledo. Na prática, o documento prevê a cooperação em iniciativas de produção, transmissão, comercialização e consumo de energia no Brasil e na América Latina.
A Petrobras atua na área de energia elétrica na Argentina, onde mantém ativos que se estendem por toda cadeia produtiva. Com participação em três usinas - duas hidrelétricas (Piedra Del Águila e Pichi Picún Leufú) e uma termelétrica a gás (Genelba), a Petrobras detém uma participação de 6,5% na geração do país. A Transener é a principal empresa de transmissão de eletricidade da Argentina, respondendo por 95% da rede de linhas de alta tensão.
Já no segmento de distribuição, a participação na Edesur garante a presença da Petrobras na região centra de Buenos Aires, em uma área com mais de 2.1 milhões de clientes. No Brasil, além da participação em diversos projetos de geração termelétrica, a empresa também atua na atividade de comercialização de energia elétrica, através da Petrobras Comercializadora de Energia.
Já Furnas atua há 47 anos nas áreas de geração, transmissão e comercialização de energia elétrica. A empresa fornece energia em região onde estão situados 51% dos domicílios brasileiros e que responde por 65% do PIB brasileiro. De toda energia consumida no Brasil, mais de 40% passam pelo Sistema Furnas. A geradora tem assessorado alguns projetos de energia na América do Sul e na África.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19