Mercado de Ações

Petrobras colhe impressões de analistas sobre metas e preço das ações

Reuters, 06/06/2017
06/06/2017 12:40
Visualizações: 102

A Petrobras realizou nesta segunda-feira uma pesquisa junto a analistas na qual foram apresentadas questões que buscam entender a visão do mercado sobre as metas da companhia, como as de desinvestimentos, produção e endividamento, bem como sobre o valor das ações da estatal.

Segundo um exemplar da pesquisa visto pela Reuters, a Petrobras perguntou aos presentes, em seu encontro com investidores realizado em São Paulo, quanto da meta de 21 bilhões de dólares em desinvestimentos e parcerias para o período 2017-2018 deverá ser cumprida.

A companhia também pediu ao público, formado principalmente por analistas financeiros, que respondesse qual deve ser a produção de petróleo da Petrobras no Brasil em 2021 e qual seria um nível de endividamento adequado para a companhia.

O valor das ações da Petrobras também foi alvo de duas perguntas. Em uma, a empresa questiona se seus papéis têm sido negociados no mercado com prêmio, deságio ou com cotação justa diante do valor da companhia.

Posteriormente, a Petrobras pergunta qual evento pode afetar mais as ações --as renegociações da cessão onerosa, o progresso nas parcerias e vendas de ativos ou a "materialização de contingências", incluindo ação de investidores nos Estados Unidos contra a estatal (class action).

Um analista de mercado disse à Reuters que consultas como essas não são muito comuns, mas também não chegam a ser uma exceção. Segundo ele, a iniciativa indica que a estatal quer entender como o mercado tem visto as ações da direção da companhia e o nível de realismo de suas metas.

"Acho que eles estão tentando convergir o mercado para um consenso. Uma das grandes discussões hoje era como sustentar o ritmo de produção com queda do investimento, e querem ver se o mercado e os analistas em geral estão acreditando", disse um analista de um grande banco estrangeiro, sob anonimato.

"É uma boa iniciativa, mostra uma preocupação deles de entender o mercado", disse outro analista, que também falou sob anonimato.

No encontro com investidores nesta segunda-feira, o presidente da Petrobras, Pedro Parente, disse que a estatal testou seu Plano de Negócios em diversos cenários e segue com projeção de bater suas metas, principalmente a de redução do endividamento.

"Testamos nosso plano para um grande número de situações de estresse... onde o preço do petróleo e o câmbio nós estressamos para situações diferentes, para pior do que aquelas que vivemos hoje, e ainda assim vimos que termos certo grau de gestão", disse Parente, no dia em que a companhia anunciou que quer aderir ao Nível 2 da B3, como forma de fortalecer a governança.

A Petrobras pretende reduzir sua alavancagem para uma relação entre dívida líquida e geração de caixa (Ebitda) de 2,5 vezes até 2018, ante 5,1 em 2015 e 3,2 no primeiro trimestre de 2017.

Em termos de produção, a Petrobras prevê sair de 2,62 milhões de barris de óleo equivalente/dia (boed) de petróleo e gás em 2017 para um total de 3,41 milhões de boed em 2021, dos quais 3,34 milhões de boed no Brasil.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19