Pré-Sal

Petrobras cede sondas à ANP e renova concessões

Folha de S. Paulo
29/09/2009 06:30
Visualizações: 141
A Petrobras vai ceder, a partir de novembro, duas sondas que estão hoje no pré-sal para que a ANP (Agência Nacional do Petróleo) inicie os estudos em áreas ainda da União, localizadas na Bacia de Santos. Com isso, a empresa convenceu a agência a prorrogar os prazos para a exploração de três blocos no pré-sal que iriam vencer entre 2009 e 2012.
 
 
Uma das sondas que atenderão a ANP (uma plataforma) está, segundo boletim da agência, em Tupi. A outra, um navio, não consta do boletim mas, em junho, havia sido deslocada para perfurar o bloco BM-S-9, conhecido como Carioca.
 
 
O objetivo do trabalho da ANP é levantar informações para melhor conhecimento das camadas de solo que formam as bacias sedimentares onde há depósito de petróleo e gás.
 
“As perfurações ocorrerão no coração do pré-sal, em uma região localizada entre os limites dos Estados do
 Rio e de São Paulo. Não vamos produzir petróleo, mas aumentar o conhecimento sobre o pré-sal”, afirma a diretora da ANP Magda Chambriand.
Segundo a diretora, um grupo de 12 pessoas, seis da Petrobras e seis da ANP, já está formado e começará a discutir onde as sondas perfurarão. A palavra final será da ANP. Já a operação das sondas fica a cargo dos funcionários da Petrobras.
Sobre um possível conflito de interesses, já que a Petrobras poderia ter acesso a informações privilegiadas, Chambriand afirmou que isso não ocorrerá. “Os dados obtidos pela ANP se tornarão públicos imediatamente”, afirmou.
 
Ressarcimento
 
As sondas usadas estão alugadas em nome da Petrobras, explica a diretora da ANP. A empresa será ressarcida pelo trabalho que fará para a agência com o dinheiro que, por lei, as empresas devem investir nas áreas de pesquisa e desenvolvimento.
 
Esse dinheiro é gerado nos poços de alta produtividade, que pagam as chamadas participações especiais. As operadoras desses poços devem destinar 1% do faturamento a Pesquisa e Desenvolvimento. Desse percentual, metade deve ser usada conforme determinação da ANP. O aluguel de uma sonda custa, no mínimo, US$ 300 mil por dia.
 
A Petrobras alegou que cedeu as sondas por conta da falta de equipamentos no mercado mundial e para conseguir prorrogar o prazo dos blocos que tem no pré-sal.
 
Em um deles, o BM-S-17, o prazo se encerraria este ano, e passou para 2012. Em outros dois, BM-S-50 e BM-S-51, acabaria em 2012 e, agora, passou para 2015.
 
Tanto o BM-S-51 quanto o BM-S-50 estão próximos a uma área onde já houve descoberta de petróleo, a BM-S-52, conhecida como Corcovado e explorada pela BG em parceria com a Petrobras (que tem 40% do consórcio).
 
Nesta mesma área de Corcovado, porém, a BG anunciou, há pouco mais de um mês, que uma segunda perfuração feita não encontrou petróleo.
 
Também foram estendidos os prazos de exploração em outras 16 áreas.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19