Impasse

Petrobras cancela licitação da P-57

A Petrobras cancelou licitação para a construção de sua plataforma bilionária, a P-57, e estuda se fará o mesmo com a P-55. O motivo alegado pela empresa é o elevado valor das propostas apresentadas pelos concorrentes na licitação.

A Gazeta - Vitória
05/01/2007 02:00
Visualizações: 153

Segundo o diretor da área de serviços da Petrobras, Renato Duque, dentro dos próximos 30 dias, a estatal vai discutir com as empresas que participaram da licitação da P-57, para avaliar os pontos que elevaram a percepção de risco do projeto.

"Queremos que as empresas nos digam o que é que está encarecendo o projeto para ver se podemos alterá-lo, fazer as modificações necessárias para chegar a um nível viável. Do jeito que está, a rentabilidade fica completamente comprometida", disse.

O projeto da P-57 foi desenvolvido pela equipe de engenharia básica do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes) de maneira que desse viabilidade econômica à exploração de óleo pesado (que tem menor valor de comercialização) em águas profundas.

A plataforma terá capacidade de produção de 180 mil barris por dia a partir de 2010 no campo de Jubarte, no litoral do Espírito Santo. Segundo Duque, uma nova concorrência será lançada "o mais rápido possível". Se os técnicos chegarem à conclusão de que não há como encaixar a unidade dentro das exigências de rentabilidade da empresa, todo o projeto terá que ser revisto.

O consórcio Atlântico Sul (formado pelas construtoras Queiroz Galvão e Camargo Correa) havia apresentado a menor proposta, de US$$ 1,8 bilhão, bem abaixo dos US$$ 2,38 bilhões propostos pelo estaleiro Jurong, de Cingapura. Os dois foram os únicos interessados em participar da licitação.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19