Biodiesel

Petrobras Biocombustível promove encontro com agricultores familiares na Paraíba

A Petrobras Biocombustível, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, promoveu nesta segunda-feira (14/12) o Encontro de Mobilização para a Safra 2009/2010, em Lagoa Seca (PB). O evento reuniu produtores de oleaginosas da Paraíba e suas entidades representativas com o objetivo d

Agência Petrobras
15/12/2009 10:58
Visualizações: 157

A Petrobras Biocombustível, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, promoveu nesta segunda-feira (14/12) o Encontro de Mobilização para a Safra 2009/2010, em Lagoa Seca (PB). O evento reuniu produtores de oleaginosas da Paraíba e suas entidades representativas com o objetivo de incentivar os agricultores familiares da região a produzir oleaginosas, como mamona e girassol, dentro do programa de suprimento de matéria-prima para a produção de biodiesel nas usinas da empresa.

 

O diretor de Suprimento Agrícola da Petrobras Biocombustível, Janio Rosa, comentou durante o evento sobre a importância da prestação de assistência técnica agrícola. “Os técnicos têm a tarefa de transferir conhecimento e tecnologia aos produtores de oleaginosas contratados. Nossa expectativa para 2010 é de mais resultados”.

 

Marco Antônio Viana Leite, representante da Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, disse que o programa vem sofrendo ajustes. “Estamos investindo para tornar competitiva a agricultura familiar, aumentar a produção e a produtividade. E assim fazer do Nordeste um pólo de produção de energia renovável”.

 

Já o secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca do Governo do Estado da Paraíba, Ruy Bezerra, destacou o desafio de atuar na Paraíba, que tem 75% do seu território semiárido. “Estamos dando o primeiro passo. A parceria com a Petrobras Biocombustível é importante, pois dá seriedade a este projeto de desenvolvimento sustentável e inclusão social”.

 

No Estado da Paraíba, a Petrobras Biocombustível possui contratos com 936 agricultores familiares. A meta é chegar a 7.800 nos próximos anos. Para isso, a empresa desenvolve um programa para estimular o mercado agrícola regional, envolvendo a agricultura familiar. Fazem parte das ações: a prestação de assistência técnica, o fornecimento de sementes certificadas e a logística para transporte da produção.

 

A empresa também firma contratos - com prazo de cinco anos - que são negociados junto às entidades de classes dos agricultores familiares e asseguram a compra da produção por preço de mercado ou pelos valores estabelecidos no Programa de Garantia de Preços para Agricultura Familiar (PGPAF), caso se apresentem mais vantajosos ao produtor.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19