Biodiesel

Petrobras Biocombustível mobiliza agricultores familiares na Bahia

A Petrobras Biocombustível realizou nesta quarta-feira (30) mais um Encontro de Mobilização para a Safra 2009/2010. Cerca de 550 agricultores familiares dos municípios da região e entidades representativas participaram do encontro, que foi realizado em Irecê (MG). A proposta é incentivá-los

Agência Petrobras
01/10/2009 16:59
Petrobras Biocombustível mobiliza agricultores familiares na Bahia Visualizações: 153

A Petrobras Biocombustível realizou mais um Encontro de Mobilização para a Safra 2009/2010. O primeiro aconteceu, dia 23/9, em Montes Claros (MG), e reuniu 300 produtores de oleaginosas. Nesta quarta-feira (30/9), foi a vez do evento acontecer em Irecê (BA). Cerca de 550 agricultores familiares dos municípios da região e entidades representativas participaram do encontro. A proposta é incentivá-los a produzir oleaginosas, como mamona e girassol, dentro do programa de suprimento de matéria-prima para a produção de biodiesel na usina operada pela empresa em Candeias (BA). 

 

Os encontros têm o objetivo de mobilizar os agricultores familiares, técnicos agrícolas e demais participantes envolvidos no programa para um trabalho de qualidade e de ganhos de produtividade para a safra que está iniciando.


          
Para o presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto, o encontro consolida a relação da empresa com os agricultores da Bahia como grandes supridores de matéria-prima para a usina de Candeias. “Estamos profissionalizando a relação e estimulando o aumento da produtividade e da produção. Com isso, vamos assegurar renda para os agricultores e estabilizar o suprimento de matéria-prima para a usina”, comentou Rossetto.

 

Representando o Ministério do Desenvolvimento Agrário, o diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor, Arnoldo de Campos, ressaltou que este foi o melhor ano do programa de biodiesel na Bahia. “E a próxima safra deverá ser ainda melhor”, destacou.

 

Para o governador da Bahia, Jaques Wagner, o programa de biocombustíveis, desde sua concepção, é uma possibilidade de redenção dos pequenos agricultores do semiárido nordestino, região que apresenta condições favoráveis para a produção de oleaginosas, como a mamona.

 

A série de encontros promovida pela empresa conta com a parceria do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Só na Bahia, a Petrobras Biocombustível possui contratos com 18 mil agricultores familiares. A meta é chegar a 30 mil nos próximos anos. Para isso, a empresa desenvolve um programa para estimular o mercado agrícola regional, envolvendo a agricultura familiar. Fazem parte das ações - detalhadas no encontro - a prestação de assistência técnica, o fornecimento de sementes certificadas e a logística para transporte da produção.

 

Também foi reforçada no evento a relação de longo prazo com o agricultor. A empresa firma contratos - com prazo de cinco anos - que são negociados junto às entidades de classes dos agricultores familiares e asseguram compra da produção por preço de mercado ou pelos valores estabelecidos no Programa de Garantia de Preços para Agricultura Familiar (PGPAF), caso se apresentem mais vantajosos ao produtor.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13