acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
Biodiesel

Petrobras Biocombustível mobiliza agricultores familiares na Bahia

01/10/2009 | 13h59
Petrobras Biocombustível mobiliza agricultores familiares na Bahia Petrobras Biocombustível mobiliza agricultores familiares na Bahia

A Petrobras Biocombustível realizou mais um Encontro de Mobilização para a Safra 2009/2010. O primeiro aconteceu, dia 23/9, em Montes Claros (MG), e reuniu 300 produtores de oleaginosas. Nesta quarta-feira (30/9), foi a vez do evento acontecer em Irecê (BA). Cerca de 550 agricultores familiares dos municípios da região e entidades representativas participaram do encontro. A proposta é incentivá-los a produzir oleaginosas, como mamona e girassol, dentro do programa de suprimento de matéria-prima para a produção de biodiesel na usina operada pela empresa em Candeias (BA). 

 

Os encontros têm o objetivo de mobilizar os agricultores familiares, técnicos agrícolas e demais participantes envolvidos no programa para um trabalho de qualidade e de ganhos de produtividade para a safra que está iniciando.


          
Para o presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto, o encontro consolida a relação da empresa com os agricultores da Bahia como grandes supridores de matéria-prima para a usina de Candeias. “Estamos profissionalizando a relação e estimulando o aumento da produtividade e da produção. Com isso, vamos assegurar renda para os agricultores e estabilizar o suprimento de matéria-prima para a usina”, comentou Rossetto.

 

Representando o Ministério do Desenvolvimento Agrário, o diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor, Arnoldo de Campos, ressaltou que este foi o melhor ano do programa de biodiesel na Bahia. “E a próxima safra deverá ser ainda melhor”, destacou.

 

Para o governador da Bahia, Jaques Wagner, o programa de biocombustíveis, desde sua concepção, é uma possibilidade de redenção dos pequenos agricultores do semiárido nordestino, região que apresenta condições favoráveis para a produção de oleaginosas, como a mamona.

 

A série de encontros promovida pela empresa conta com a parceria do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Só na Bahia, a Petrobras Biocombustível possui contratos com 18 mil agricultores familiares. A meta é chegar a 30 mil nos próximos anos. Para isso, a empresa desenvolve um programa para estimular o mercado agrícola regional, envolvendo a agricultura familiar. Fazem parte das ações - detalhadas no encontro - a prestação de assistência técnica, o fornecimento de sementes certificadas e a logística para transporte da produção.

 

Também foi reforçada no evento a relação de longo prazo com o agricultor. A empresa firma contratos - com prazo de cinco anos - que são negociados junto às entidades de classes dos agricultores familiares e asseguram compra da produção por preço de mercado ou pelos valores estabelecidos no Programa de Garantia de Preços para Agricultura Familiar (PGPAF), caso se apresentem mais vantajosos ao produtor.



Fonte: Agência Petrobras
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar