Etanol de baçaço de cana

Petrobras analisa parceria tecnológica com dinamarquesa Novozymes

A propósito de reportagens publicadas pela imprensa sobre o tema, a Petrobras informa que vem mantendo reuniões técnicas com a empresa dinamarquesa Novozymes e com outras empresas e instituições, visando o estabelecimento de parcerias tecnológicas para o desenvolvimento de enzimas a serem util

Petrobras
12/09/2007 03:00
Visualizações: 18
Na última reunião entre representantes da Petrobras e da Novozymes, ocorrida na semana passada, foram examinadas possibilidades de cooperação tecnológica entre as instituições. Embora não tenha sido estabelecido, até o momento, nenhum acordo formal entre as partes, é intenção da Petrobras prosseguir nas discussões, com a Novozymes e com outras instituições, visando o estabelecimento de um acordo tecnológico que contemple, de modo adequado, todos os aspectos técnicos, jurídicos e econômicos envolvidos em processos dessa natureza.

Através do seu Centro de Pesquisas e Desenvolvimento (Cenpes), a Petrobras vem desenvolvendo tecnologia para a produção de etanol a partir de resíduos vegetais, utilizando como modelo o bagaço de cana-de-açúcar. O processo baseia-se na conversão dos resíduos de celulose, presentes no bagaço de cana, em açúcares que serão posteriormente fermentados para a produção do etanol.

Para a conversão dos resíduos de celulose é necessária a utilização de enzimas específicas, denominadas celulases. A Novozymes é, atualmente, uma das poucas empresas no mundo com capacidade de fornecimento destas enzimas. A parceria tecnológica em estudo pelas duas empresas tem como objetivo o desenvolvimento de uma enzima de menor custo e maior eficiência.

A Petrobras vem conduzindo ensaios em laboratório, com as tecnologias desenvolvidas, com resultados promissores, tendo sido geradas duas patentes sobre o processo, uma delas a milésima patente depositada pela Petrobras.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20