Economia

Pequenos acionistas estão divididos sobre oferta pública de ações

O Globo Online
30/08/2010 14:10
Visualizações: 35
No embalo das grandes descobertas do pré-sal, eles colocaram as economias nas ações da Petrobras. Mas o que tinha tudo para ser um ganho certo transformou-se em dor de cabeça. Com a conturbada capitalização da estatal, os pequenos investidores viram suas aplicações em ações da companhia encolherem 26% na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) somente este ano. De queridinha, a empresa agora divide opiniões entre minoritários, incomodados com as ingerências do governo.

Francisco Stonis Filho comprou as ações da Petrobras a R$ 32 em meados do ano passado, antes de o governo enviar ao Congresso o projeto de lei da capitalização da estatal. Ele viu seu investimento encolher 16,44% desde então. “Para mim, acompanhar a oferta da Petrobras será aumentar a aposta em uma posição perdedora”, afirma o investidor.

Os analistas explicam, no entanto, que quem tem ações da Petrobras e não acompanhar o aumento de capital terá sua participação reduzida, ou diluída, na empresa. O montante em dinheiro aplicado nas ações será mantido o mesmo, mas esse valor vai representar uma participação menor do capital da companhia.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13