Nona Rodada

Pequenas são as mais prejudicadas

O possível adiamento da Nona Rodada para o próximo ano é mais prejudicial para petroleiras pequenas, que não têm condições de investir em outros países. Segundo o secretário executivo do IBP, Álvaro Teixeira, o crescimento dessas empresas depende das rodadas.


24/04/2007 03:00
Visualizações: 28

O secretário-executivo do Instituto Brasileiro do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), Álvaro Teixeira, destacou que os mais prejudicados com um possível adiamento das rodadas licitatórias são as pequenas petroleiras nacionais, que não têm a opção de executar atividades em outros países.

"Essas pequenas empresas necessitam das rodadas para desenvolver suas atividades e é assim que o setor cresce. As pequenas empresas de hoje são as médias de amanhã e quem sabe grandes companhias no futuro", afirmou o executivo.

Teixeira participou da coletiva convocada pelo IBP e ONIP nesta terça-feira (24/04) na qual o empresariado manifestou sua preocupação em relação à possibilidade de que a Nona Rodada não venha a ocorrer em 2007, devido à falta de tempo hábil para a preparação do evento tanto por parte da Agência Nacional do Petróleo, quanto das empresas.

Na visão do executivo, assim como os presidentes dos dois órgão representativos do empresariado do setor petrolífero, IBP e Onip, a questão fundamental é a previsibilidade no setor, de forma a garantir que a indústria possa se preparar e o Brasil possa ser um ambiente seguro para atrair investimentos.

"Apesar das dificuldades da América Latina, o Brasil ainda passa a imagem de um país transparênte e estável para os investimentos na região e não podemos perder essa oportunidade", destacou o presidente do IBP, João Carlos De Luca.

Na mesma linha, Teixeira descarta a possibilidade de que o atraso da definição da Nona Rodada após a interrupção da Oitava possa suscitar uma imagem internacional do Brasil semelhante à dos países que adotaram medidas mais nacionalistas em relação à indústria do petróleo como Bolívia, Venezuela e Equador. "Estamos longe disso", disse. 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13