Negócios

PDVSA pode comprar ativos da BP na Venezuela, diz ministro

Estadão
27/09/2010 13:18
Visualizações: 63
A Venezuela concedeu aprovação para que a petroleira britânica BP negocie a venda de suas participações em projetos locais, mas disse que a companhia estatal Petroleos de Venezuela (PDVSA) pode escolher ser o comprador se houver uma venda.


"Nós precisaremos ver a proposta...A PDVSA estaria interessada" nos ativos da BP, disse Rafael Ramirez, ministro de Energia da Venezuela e presidente da companhia estatal.


Ramirez lembrou que a PDVSA e o governo venezuelano detêm o chamado direito de preferência, o que significa que eles têm primazia sobre qualquer acordo para venda de ativos no setor energético do país.


No final de julho, a BP estava em conversações para vender suas participações em projetos de exploração de petróleo na Venezuela à sua joint venture russa TNK-BP, como parte de um programa de vendas de ativos de US$ 30 bilhões designado para ajudar a empresa a cobrir os custos do vazamento de petróleo no Golfo do México.


A BP possui participação minoritária em duas joint ventures na Venezuela - a Petroperija e a Boqueron -, detidas em conjunto com a estatal PDVSA, além de ser parceira na Petromonagas. Os ativos estão avaliados em cerca de US$ 1 bilhão no total.


Não está claro se a BP continuará interessada em negociar a venda de seus ativos, se for forçada a vendê-los à PDVSA. A reputação da empresa estatal venezuelana no setor de petróleo tem sido afetada desde que o presidente Hugo Chávez assumiu o poder na Venezuela há 11 anos.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13