Internacional

PDVSA e Enarsa assinam carta de intenções

Acordo prevê realização de estudos geológicos na Faixa do Orinoco, na Venezuela, e na bacia de San Jorge, na Argentina. Documento considera “provável” a participação da Petrobras em algum dos projetos que resultarão dos trabalhos.

Redação
25/01/2006 02:00
Visualizações: 222

A estatal venezuelana PDVSA anunciou nesta quarta-feira (25/1) a assinatura de uma carta de intenções com a estatal argentina Enarsa para a realização de estudos geológicos no campo venezuelano de Junmn, localizado na Faixa do Orinoco e na área offshore argentina situada na bacia de San Jorge. PDVSA e Enarsa vão “estudar o potencial, reservas e possibilidade de realizarem exploração conjunta”, diz o documento, que considera “provável” a participação da Petrobras em algum dos projetos que resultarão dos estudos.

O documento foi assinado durante encontro ocorrido em Brasília na semana passada dos presidentes da Venezuela, Hugo Chavez, do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva e da Argentina, Nestor Kirchner. O governo Chavez tem interesse em desenvolver as vastas reservas do óleo extra-pesado pesado existente nas reservas da Faixa do Orinoco, estimada em 235 bilhões de barris.

Também na semana passada, a PDVSA e o Instituto Francês de Petróleo assinaram um acordo de parceria para desenvolvimento de uma nova tecnologia de refino para processar óleo extra-pesado, o que representaria um aumento de valor de mercado das reservas da Faixa do Orinoco.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20