Biodiesel

Passa para 8% mistura obrigatória do diesel

Redação/Assessoria
02/03/2017 12:37
Passa para 8% mistura obrigatória do diesel Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 310

Segundo publicação do Ministério de Minas e Energia (MME) no Diário Oficial da União, o governo federal elevou de 7 para 8 por cento o percentual obrigatório de mistura de biodiesel no diesel comum vendido ao consumidor a partir ontem, quarta-feira 01/03. Ainda de acordo com a medida, publicada no DOU, as composições deverão ser elevadas para 9% e 10%, respectivamente, a partir de 1º de março de 2018 e 1º de março de 2019.

Os novos percentuais de adição do biodiesel colocam o Brasil em destaque no mercado internacional do produto. Atualmente, o país está entre os dois maiores produtores desse tipo de combustível, junto com os Estados Unidos, ultrapassando definitivamente os tradicionais produtores europeus (os primeiros a utilizarem o biocombustível em larga escala). Apenas nos últimos dois anos, com a adição dos 7% (B7) do biodiesel ao diesel convencional, a capacidade instalada de produção chegou a 7,2 bilhões de litros, valor suficiente para atender a mistura de B10, estimada em seis bilhões de litros quando da sua vigência, em 2019.

Com adoção do novo percentual para 8%, o Brasil também abre espaço para a redução das importações de óleo diesel, além de favorecer a agricultura familiar e o agronegócio brasileiro, por meio do incentivo à produção.

O aumento da mistura obrigatória de biodiesel ao óleo diesel foi aprovado por unanimidade no Congresso Nacional e estabelecido pela Lei 13.263/2016.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13