Negociação

Parque industrial gaúcho pode ser 2º maior fornecedor da Petrobras

Jornal do Commercio (RS)
29/07/2010 13:18
Visualizações: 27
Uma comitiva de industriais gaúchos, liderada pelo presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), reuniu-se com o presidente da Petrobras, Jose Sergio Gabrielli de Azevedo, nesta quarta-feira (28), na sede da empresa, no Rio de Janeiro.

Conversando a respeito dos investimentos da companhia petrolífera em solo gaúcho e da inserção do parque industrial do Rio Grande do Sul neste novo ciclo econômico na área de petróleo e gás natural, Tigre afirmou que meta é atender mais de 10% da demanda da companhia em cinco anos, percentual que hoje não passa de 1,2%. Este resultado que poderá colocar o Estado como o segundo maior fornecedor brasileiro.

Para o presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rosseto, que participou do encontro, "o movimento da Fiergs é forte e cria condições para o Estado estar brevemente na segunda posição como fornecedor de equipamentos e serviços para a Petrobras". Ele destacou ainda que o Rio Grande do Sul não tem petróleo, "mas possui engenharia e conhecimento".

Entre os temas discutidos na reunião, estiveram o redirecionamento estratégico da indústria gaúcha através de contratos de longo prazo e termos de cooperação com a multinacional e a criação de uma sede regional permanente da Petrobras no Estado, para o desenvolvimento de fornecedores de equipamentos e sistemas, com foco na área tecnológica.

"Buscamos o desenvolvimento da Nova Economia no Rio Grande do Sul, o que vai ao encontro da política da Petrobras, que busca aumentar a participação de conteúdo local na área de petróleo e gás natural", declarou Tigre. "Estamos trabalhando com visão de futuro e planejamento estratégico para ocuparmos o espaço que corresponde à importância da nossa indústria no cenário nacional e internacional", afirmou.

O presidente da Petrobras anunciou que o próximo encontro anual do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp) será no Rio Grande do Sul, no final de 2010.

"A Fiergs já está fazendo a gestão do processo e atua como interlocutora entre a companhia e as indústrias gaúchas", destacou o coordenador do Comitê de Competitividade em Petróleo, Gás e Energia da federação, Marcus Coester. Segundo ele, a petrolífera deverá investir US$ 240 bilhões até 2014. Na reunião também foram apresentadas as ações do Comitê de Competitividade em Petróleo, Gás e Energia da Fiergs.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13