Gás natural

Parente garante a prefeitos prioridade para unidade de processamento de gás no Comperj

Redação/Agência Petrobras
20/02/2017 14:34
Parente garante a prefeitos prioridade para unidade de processamento de gás no Comperj Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 194

Em reunião no último dia 16/02 na sede da Petrobras, Pedro Parente assegurou a conclusão da Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) no Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj), em encontro com prefeitos do consórcio que reúne 16 municípios da região do empreendimento. Os recursos para a finalização da unidade, de aproximadamente US$ 2 bilhões, já estão previstos no orçamento da companhia.

“Podem ter absoluta certeza de que a obra será reiniciada. Esta unidade tem que acontecer, é prioritária para nós”, declarou Parente, ressaltando que caso a unidade não fique pronta, a Petrobras terá que diminuir a produção de campos do pré-sal, de onde parte da produção de gás será escoada pela UPGN. A previsão é de retomada das obras no segundo semestre de 2017 e a conclusão da unidade está prevista para 2020. Ao longo do ano, serão licitados outros 23 contratos voltados às utilidades que viabilizarão a operação da UPGN, a exemplo de unidades de tratamento de água, fornecimento de energia e instalação de dutos.

O executivo comprometeu-se a avisar antecipadamente caso a Petrobras precise descontar o repasse de Participação Especial, como aconteceu em novembro de 2016, e aproveitou para comunicar que, com o aumento na produção de petróleo e gás, a perspectiva é de crescimento nos repasses, que já tiveram aumento em janeiro deste ano – fato confirmado pelos prefeitos presentes.

Parente reforçou também o posicionamento da companhia sobre conteúdo local e comentou que o atraso em entregas de plataformas aumenta os custos da companhia, além de acarretar na perda de arrecadação de impostos para o poder público. O presidente falou da importância das parcerias na área de Refino e disse que essa é a única forma de concluir o Comperj: "Temos a esperança de que por intermédio das parcerias possamos encaminhar a conclusão da refinaria. É a única forma que temos de retomar a obra do Comperj".

Além de Parente, participaram da reunião a gerente executiva de Refino, Gás e Energia, Marina Fachetti, que representou o diretor de Desenvolvimento da Produção e Tecnologia, Roberto Moro, o diretor interino de Refino e Gás Natural, Claudio Schlosser, e os prefeitos de Niterói, Rodrigo Neves; de São Gonçalo, José Luiz Nanci; de Itaboraí, Sadionel Souza; de Silva Jardim, Anderson Alexandre; de Rio Bonito, José Luiz Mandiocão; de Tanguá, Valber Luiz; de Guapimirim, Zelito Tringuelê, de Nova Friburgo, Renato Bravo; de Casimiro de Abreu, Paulo Cezar Dames; e de Cachoeiras de Macacu, Mauro Soares.

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13