Retomada

Para 61% das empresas, retomada dos investimentos começa já no curto prazo

A Amcham ouviu 160 presidentes e diretores de empresas, em SP, durante Seminário Produtividade Brasileira.

Redação/Assessoria
24/09/2016 21:49
Para 61% das empresas, retomada dos investimentos começa já no curto prazo Imagem: Divulgação Visualizações: 246

Para a maioria das empresas a retomada dos investimentos e ações comerciais no Brasil começam já, aponta pesquisa Amcham com 160 diretores e presidentes de empresas, realizada durante o último evento da entidade em São Paulo.

Em 61% das companhias, os investimentos já estão sendo destravados, sendo em 35% delas com aportes financeiros no País até dezembro de 2016.

Outra parcela de 26% retomará nos primeiros três meses de 2017, acreditando em novo ciclo de crescimento da economia. Já 20% informou não planejar novos recursos e linhas de negócios no curto e médio prazo, e 19% não declarou suas perspectivas.

Otimismo e plano de concessões

Os empresários estão otimistas com a agenda proposta pelo Governo Temer. Para 84% deles, a economia voltará a crescer com a concretização das medidas propostas: teto para gastos, reforma previdenciária, programa de concessão e flexibilização da legislação trabalhista.

Após a aprovação da PEC dos gastos públicos, 38% dos consultados avaliam que a próxima pedra fundamental trabalhada pelo Governo deve ser a Reforma Tributária. Outras prioridades listadas foram: Reforma Política e Previdenciária, com 23% dos votos cada, e Reforma Trabalhista, sendo citada por 18% deles.

Plano de concessões

Sobre o plano de concessões, de acordo com 64%, o sucesso do programa dependerá da velocidade na recuperação da imagem e credibilidade do país no cenário interno e externo. O ritmo da aprovação de financiamento (13%), licenciamento ambiental (13%) e realização de road show com investidores (9%) também são pontos cruciais da boa aceitação no mercado do principal programa do Governo Temer.

Para a realização de ‘road show’ com bancos, investidores e construtoras, os empresários apontaram prioridades da agenda internacional. Os mercados alvos devem ser: Estados Unidos (47%), China (28%), outros países asiáticos (12%), América Latina (7%), União Europeia (4%) e África (2%).

Sobre a agenda do programa de concessões, os executivos brasileiros enxergam quase todas obras de infraestrutura como prioritárias. Quando questionados sobre “qual deve a prioridade levando em conta o maior impacto na retomada na economia?”, os executivos listaram nesta ordem: Portos (27%), Ferrovias (24%), geração e transmissão de energia (24%), estradas (19%) e aeroportos (5%).

Abertura da economia é chave da produtividade

A pesquisa Amcham levantou ainda a visão empresarial sobre qual deve o aspecto trabalhado pelo novo governo para melhorar a produtividade da economia e diminuir o “Custo Brasil”.

Neste sentido, 58% enxergam a abertura da economia como prioridade política máxima, com busca de maior número de acordos comerciais e de convergência regulatória. Outros avanços são em qualificação de mão de obra (16%), em inovação (15%) e de fortalecimento das agências reguladoras (10%).

A pesquisa Amcham ouviu 160 executivos, em São Paulo, durante “Seminário Produtividade Brasileira” promovido pela entidade. Responderam à pesquisa Amcham lideranças de empresas de variados portes e segmentos da economia.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13