Política

Opep: crise em países produtores de petróleo e especulações geram aumento de preço

A Opep calcula para este ano um crescimento do consumo de petróleo em 860 mil barris diários, registrando aumento de 0,97% em relação a 2011. De acordo com a organização, a alta dos preços é motivada por fatores geopolíticos, pela possibilidade de escassez e por especulações.

Agência Brasil
12/04/2012 19:52
Visualizações: 328
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) alegou nesta quinta-feira (12) que a alta dos preços dos barris do produto é motivada por fatores geopolíticos, como a crise que atinge o Norte da África e o Oriente Médio - regiões produtoras de petróleo -, pela possibilidade de escassez  e por especulações. A Opep calcula para este ano um crescimento do consumo de petróleo em 860 mil barris diários, registrando aumento de 0,97% em relação a 2011.

Pela estimativa da Opep, a previsão de consumo de petróleo para 2012 é de 88,6 milhões de barris diários do produto. Porém, os especialistas advertem sobre os riscos de incerteza e fragilidade devido à conjuntura mundial.

De acordo com dados da Opep, que reúne 12 países, o preço médio do barril registrou aumento de 4,7% e chegou a US$ 122,97 em março. Em fevereiro, o barril custava US$ 117,80.

No relatório, os especialistas alertam que os efeitos da crise econômica internacional são sentidos em várias regiões.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13