Energia renovável

ONS participa da inauguração da linha de transmissão Janaúba, em Minas Gerais

Empreendimento vai possibilitar o maior escoamento de energia renovável entre as regiões brasileiras

Redação TN Petróleo/Assessoria
13/09/2021 10:47
ONS participa da inauguração da linha de transmissão Janaúba, em Minas Gerais Imagem: Divulgação Visualizações: 727

O diretor-geral do Operador Nacional de Sistema Elétrico (ONS), Luiz Carlos Ciocchi (foto) participou neste sábado, dia 11 de setembro, de inauguração de nova linha de transmissão que integrou os sistemas de transmissão de energia elétrica dos estados da Bahia e Minas Gerais, com duas linhas de transmissão e três subestações, em um percurso de 542 quilômetros de extensão. O evento contou com a presença do Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque e o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone. Diante da maior crise hídrica dos últimos 91 anos, a linha de Janaúba tem como objetivo garantir a distribuição da energia gerada na região Nordeste em usinas eólicas e solares para o Sudeste/Centro-Oeste, contribuindo assim para expansão do intercâmbio de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN).

"Essas linhas fazem parte da interligação entre as regiões Sudeste e Nordeste conectando os estados da Bahia e Minas Gerais e têm como principal benefício a ampliação em torno de 30%, ou seja, um aumento de 1.300 MW, na capacidade de exportação de energia diretamente do Nordeste para o Sudeste/Centro-Oeste", disse Ciocchi.

A nova linha de Janaúba, um projeto da Taesa, é formada por dois trechos. Um partindo da Subestação (SE) Pirapora 2 até SE Janaúba 3 (238km) e outro saindo de Janaúba 3 até SE Bom Jesus da Lapa II (304km). Nesse trajeto são 26 travessias ao longo da rede, passando por três subestações (Pirapora 2, Janaúba 3 e Bom Jesus da Lapa II), todas com tensão máxima de 500kV. Entre os principais números, a obra contou com mais de 30.000 metros cúbicos de concreto, mais de 12.000 toneladas de estrutura, mais de 12.500 toneladas de cabos condutores.

A linha teve investimento de cerca de R$ 1 bilhão. O projeto foi entregue com mais de cinco meses de antecedência do prazo inicial de 9 de fevereiro de 2022, indicado pela Aneel.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20