Internacional

Oficiais fazem busca na sede da BP em Moscou

Agência Estado
31/08/2011 19:03
Visualizações: 159
Oficiais de Justiça da Rússia fizeram uma busca nos escritórios da BP em Moscou nesta quarta-feira (31), por causa de um processo envolvendo um acionista minoritário de uma joint venture da companhia, a TNK-BP Holding, informou a própria BP. A companhia britânica qualificou a ação dos oficiais como uma busca ilegal.

O chefe da BP na Rússia, Jeremy Huck, disse que a busca é um meio de pressionar as atividades da companhia no país. Segundo Huck, o trabalho no local estava paralisado. Já um porta-voz da BP na Rússia, Vladimir Buyanov, informou que a companhia estava cooperando, a situação estava "calma" e nenhum documento havia sido apreendido até então.

A busca está ligada a um processo em um tribunal siberiano. Andrei Prokhorov, um acionista minoritário de uma joint venture da BP, a TNK-BP Holding, quer US$ 3 bilhões de indenização pelo fato de a BP não ter levado adiante um acordo de exploração no Ártico fechado com a estatal russa Rosneft. Prokhorov diz que merece a indenização pois os interesses dele foram prejudicados pela companhia britânica, já que ele se beneficiaria com o negócio entre BP e Rosneft.

O acordo multibilionário entre a BP e a Rosneft fracassou mais cedo neste ano, após acionistas russos da TNK-BP o contestarem. Segundo eles, a BP estaria desrespeitando um acordo anterior, ao tratar com a Rosneft sem consultá-la.

Um advogado de Prokhorov, Dmitry Chepurenko, disse que os oficiais buscavam documentos relacionados aos planos de parceria estratégica da BP com a Rosneft. As informações são da Associated Press e da Dow Jones.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19