acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
Artigo Exclusivo

O desafio do Covid-19 e nosso espírito #somosoilstates, por Ingrid Ribeiro

14/05/2020 | 12h34
O desafio do Covid-19 e nosso espírito #somosoilstates, por Ingrid Ribeiro
Divulgação Divulgação

Sendo uma empresa da área de óleo e gás, nós da Oil States somos acostumados a gerenciar os riscos inerentes ao nosso negócio. Mas, enfrentar uma pandemia global certamente não estava em nossos planos e tampouco em nosso mapeamento de riscos. A pandemia se apresenta como novo elemento em nosso dia a dia. Uma nova realidade que além de nos conduzir a revisão dos conceitos de gestão de risco, nos motiva a repensar nosso papel como Organizaçao, Gestão e Indivíduo.

O Covid-19, introduz a nova perspectiva quanto ao comportamento diante dos riscos externos adicionados ao nosso negócio. Trata-se certamente de algo desconhecido, mas extremamente estressante e dinâmico. Fomos levados para fora de qualquer Zona de Conforto conhecida. Rotinas foram totalmente desfeitas. Entretanto, nosso compromisso com a segurança dos colaboradores e parceiros, com a qualidade de nossos produtos e serviços se mantem inalterados dentro deste novo cenário. Cenário este que nos induz a equilibrar e gerenciar tantas coisas ao mesmo tempo.

Imediatamente, instituímos o Plano de Contingência, respeitando nossas particularidades: mapeamos os colaboradores do grupo de risco e de forma responsável os encaminhamos para seus lares. Organizamos nosso time administrativo para que pudessem trabalhar em home office, redistribuímos nossos turnos de trabalho operacional, treinamos a todos quanto as boas práticas de higiene pessoal, fornecemos transporte para que ninguém se expusesse em aglomerações e monitoramos periodicamente a saúde de todos, o que inclui quarentenas pré embarque e testagem de nossa equipe.

Na prática não implementamos ações muito desconexas das demais organizações. O que nos faz ter sucesso no meio dessa grande crise sanitária e econômica é que fortalecemos as nossas decisões como equipe. Decidimos que não era de um Comitê de Crise que precisávamos, mas sim de um Comitê de Gestão! Gestão porque entendemos que tudo que precisamos fazer nesta fase, é gerir ainda melhor os processos, recursos e pessoas. Fazer gestão de forma ainda mais integrada, sintonizada e coordenada, nos mantendo fiéis ao nosso objetivo maior que é manter a saúde e integridade de todos, tendo responsabilidade social e humana.

Com o nosso espírito #somosoilstates, decidimos passar por esta fase juntos. Decidimos por olhar o que de melhor podemos aprender e melhorar como Organização, principalmente nas nossas relações humanas, pois entendemos que nosso maior valor está em cada um de nós.

Sobre a autora: Ingrid Ribeiro, é Licenciada em Ciências Biológicas, Pós Graduada em Saúde, Segurança e Meio Ambiente e mestranda em Ciências do Meio Ambiente. Atuo há 19 anos na indústria de óleo e gás, sempre na área de Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente. 



Autor: Ingrid Ribeiro
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar