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PN 2010-2014

Novo plano de negócios da Petrobras prevê investimentos de 224 bilhões de dólares

21/06/2010 | 12h51
Novo plano de negócios da Petrobras prevê investimentos de 224 bilhões de dólares
Novo plano de negócios da Petrobras prevê investimentos de 224 ... Novo plano de negócios da Petrobras prevê investimentos de 224 ...

Com investimentos totalizando US$ 224 bilhões, a Petrobras divulga ao mercado o seu Plano de Negócios 2010-2014. Valor que representa uma média de investimentos de US$ 44,8 bilhões por ano e um aumento de 20% em relação ao plano anterior.

 

O Plano de Negócios 2010-2014 prevê investimentos de 95% (US$ 212,3 bilhões) aplicados no Brasil e 5% (US$ 11,7 bilhões) no exterior, com significativa colocação dos investimentos junto ao mercado fornecedor doméstico, com uma taxa de conteúdo local totalizando 67%, o que significa um nível de contratação anual no País de cerca de US$ 28,4 bilhões.

 

Na área de Tecnologia, o plano de negócios foi baseado em três desafios chaves: (1) Expansão dos Limites em novas fronteiras, maximização da recuperação de petróleo, soluções de logística do pré-sal e do gás natural, otimização de confiabilidade operacional e flexibilização do parque de refino. (2) Agregação de valor e diversificação dos produtos, com inovação em combustíveis e lubrificantes, petroquímica, gásquímica, biocombustíveis e energias renováveis. (3) e Sustentabilidade através do gerenciamento de águas e afluentes, gerenciamento de CO2 e eficiência energética.

 

Na área de Engenharia, os desafios serão superados através da redução da complexidade dos projetos e uso de soluções padronizadas, e utilização de métricas internacionais nos projetos de nossas instalações industriais para assegurar competitividade.

 

O segmento de Exploração e Produção (E&P) receberá investimentos de US$ 118,8 bilhões,representando um aumento de 14% em relação ao PN 2009-2013. Os recursos serão destinados para garantir a descoberta e apropriação de reservas, maximizar a recuperação de petróleo e gás nas concessões em produção, além de desenvolver a produção do pré-sal da Bacia de Santos e intensificar o esforço exploratório nas outras áreas do pré-sal e em novas fronteiras no Brasil e no exterior.

 

Além dos investimentos em infra-estrutura de US$ 12,3 bilhões necessários para o crescimento da produção, a Companhia também esta se preparando para ter acesso aos recursos críticos necessários para a implementação deste Plano. Neste contexto, a empresa espera ter a maior disponibilidade de sondas de perfuração para águas profundas no mercado internacional, totalizando 26 sondas até 2014 e 53 até 2020 e 504 barcos de apoio até 2020 (254 em 2009).

 

O segmento de Refino, Transporte e Comercialização tem investimentos previstos de US$ 73,6 bilhões. Foi mantida a estratégia de expandir a capacidade de refino, buscando o equilíbrio com o crescimento da produção de petróleo da Petrobras, adequando o parque de refino para atender aos níveis de qualidade de produtos requeridos pelo mercado.

 

No Plano estão previstos, além da ampliação de unidades existentes, a entrada em operação a Refinaria Abreu e Lima em 2013 (Pernambuco - RNEST), as refinarias Premium I, em 2014 e a primeira fase do Complexo Petroquímico do Rio de janeiro – COMPERJ, em 2013. Com esses investimentos, a carga fresca processada no Brasil em 2014 será de 2,3 milhões bpd.

 

Já os investimentos em Petroquímica somam US$ 5,1 bilhões, focando na ampliação da produção de petroquímicos e de biopolímeros preferencialmente através de participações societárias, principalmente no Brasil, de forma integrada com os outros segmentos da Companhia.

 

O negócio de Distribuição irá receber investimentos de US$ 2,5 bilhões, visando garantir aliderança na distribuição nacional, com meta de 40% de participação no mercado nacional em 2014, e atuação na distribuição de derivados no exterior.

 

Após uma fase de investimentos em infra-estrutura no transporte de gás natural para escoamento da produção e alcance do mercado consumidor, o segmento de Gás e Energia receberá US$ 17,8 bilhões. Esses investimentos serão direcionados para consolidar a liderança da Petrobras no mercado brasileiro de gás natural, termelétrico e não termelétrico.

 

Além disso, serão realizados investimentos para a transformação química do Gás Natural, aumentando a flexibilidade da cadeia do Gás Natural e da geração de Energia Elétrica, e estão previstos (amônia e uréia) em sinergia com outros ativos da Petrobras.

 

Área internacional - Apesar do maior direcionamento dos investimentos no mercado doméstico, na área internacional serão investidos US$ 11,5 bilhões, com foco no desenvolvimento da exploração e produção no Golfo do México (Cascade, Chinook, Saint Malo e Tiber), Costa Oeste da África (Nigéria) e no Peru.

 

O segmento de Biocombustíveis receberá US$ 3,5 bilhões, atuando na produção, logística e comercialização dos biocombustíveis e participando na cadeia de valor no Brasil e no exterior, atuando de forma integrada. A estratégia no segmento de etanol foi redirecionada para a aquisição de participações com o objetivo de se tornar um importante player no mercado, assegurando o domínio tecnológico para a produção sustentável de biocombustíveis.

 

SMS, TIC e P&D - A Companhia destinou investimentos para a superação de desafios tecnológicos, segurança operacional e recursos humanos. Na área de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS) serão investidos US$ 3,3 bilhões, US$ 2,9 bilhões da área de Tecnologia da Informação e Telecomunicações (TIC) e US$ 5,2 bilhões em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) totalizando um investimento de US$ 11,4 bilhões

 

O desafio da área de Recursos Humanos será assegurar a excelência na gestão de pessoas e identificação de talentos, garantindo treinamento e capacitação adequados, com fortalecimento da cultura e identidade da Companhia. O Plano de Negócios 2010-2014 requer a aquisição e o gerenciamento de recursos críticos para a sua execução. Mão-de-obra qualificada, cadeia de suprimento fortalecida e capacidade de financiamento serão necessárias para a realização do elevado número de projetos. A companhia está trabalhando para a superação desses desafios.

 

A responsabilidade social e ambiental é um dos pilares da estratégia corporativa da Petrobras, ao lado da rentabilidade e do crescimento, e orienta o relacionamento com seus públicos de interesse. A companhia atua com base nos dez princípios do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), do qual é signatária desde 2003.

 

O objetivo da Petrobras com o investimento em SMS é atender ao expressivo crescimento e à diversificação dos negócios da companhia nos próximos anos melhorando continuamente as condições de segurança nas operações, minimizando os impactos das atividades operacionais e dos produtos sobre o meio ambiente, reduzindo o consumo de recursos naturais e os efeitos poluentes.



Fonte: Redação
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