Exxon Mobil

Norte americana tem lucro recorde de US14,8 bi

Agência Reuters
30/10/2008 10:54
Visualizações: 19

A petrolífera Exxon Mobil Corp superou todas as estimativas e divulgou lucro trimestral recorde nesta quinta-feira, devido aos altos preços do petróleo e melhores retornos nos negócios de refino.

 

O lucro da Exxon no terceiro trimestre deste ano foi de 14,8 bilhões de dólares, ou 2,86 dólares por ação, comparado a 9,4 bilhões de dólares, ou 1,70 dólares por ação, no mesmo período do ano anterior.

 

Apesar da turbulência nos mercados financeiros globais, a Exxon afirmou que iria manter-se fiel aos seus planos de investir 25 bilhões de dólares em 2008.

 

Investidores de energia estão preocupados que a crise de crédito possa levar a uma recessão global e cortar a demanda por petróleo. Como resultado, os planos de gastos das principais petrolíferas, como a Exxon, serão cuidadosamente examinados.

 

No Brasil, a Petrobras adiou para dezembro a divulgação do seu planejamento estratégico de longo prazo, previsto inicialmente para setembro e depois outubro, a fim de avaliar melhor o cenário.

 

"A distribuição de petróleo nos EUA foi maior em relação ao ano passado, então, isso foi uma surpresa positiva", disse Gene Pisasale, analista sênior de energia da PNC Capital Advisors. "Eles têm o balanço mais forte do mercado", completou.

 

Ainda assim, a Exxon precisará ser mais agressiva com relação à exploração, afirmou o analista.

 

Excluindo o ganho relacionado à venda de gás natural para a Alemanha, a Exxon faturou 13,38 bilhões de dólares, ou 2,59 dólares por ação. O enorme lucro foi outro recorde para a petrolífera e o maior já registrado para uma companhia norte-americana negociada em bolsa com bases operacionais.

 

A companhia disse que ainda estava se recuperando dos furacões Ike e Gustav, que reduziram sua produção trimestral em até 24 mil barris de petróleo por dia.

 

As tempestades, que atingiram a costa do Golfo dos EUA, devem diminuir os ganhos da petrolífera em cerca de 500 milhões de dólares no quatro trimestre, revelou a Exxon. A produção da empresa recuou 8 por cento em relação ao ano passado.

 

Já os ganhos na unidade de exploração e produção da Exxon, excluindo o negócio firmado com a Alemanha, foram de 9,35 bilhões do dólares, bem acima dos 3 bilhões de dólares no ano anterior.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13