Internacional

Nigéria pode cortar produção de petróleo

O Globo
06/03/2006 03:00
Visualizações: 160

Militantes do Movimento pela Emancipação do Delta do Níger, na Nigéria, ameaçaram neste domingo (05/03) cortar à metade a produção de petróleo do país, o oitavo maior exportador da commodity do mundo. Os militantes exigem maior controle sobre os recursos de petróleo da região do delta do Rio Níger. A meta é reduzir a produção em mais de um milhão de barris diários, o que tende a pressionar as cotações.

Em fevereiro, os ataques dos militantes já haviam reduzido a produção em 455 mil barris diários, o equivalente a um quinto do total. Com isso, a oferta caiu para dois milhões de barris diários. Grande parte do petróleo produzido na Nigéria fica no leste do delta, onde gigantes petrolíferas como ExxonMobil, Shell e Chevron operam.

Os militantes exigem, além de mais autonomia, a indenização por poluição nas aldeias do delta e a liberação de líderes da tribo Ijaw. No sábado, um oleoduto da Shell foi atacado por sabotadores, mas como a região já havia sido abandonada, a produção não foi afetada. A Royal Dutch Shell fechou seus campos de exploração numa parte do delta, após várias explosões e seqüestros no fim do mês passado.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19