Energia Solar

Neoenergia Luzia inicia fase de teste da operação de parques solares

Empreendimento marca a entrada da companhia na geração fotovoltaica centralizada

Redação TN Petróleo/Assessoria
31/05/2022 20:16
Neoenergia Luzia inicia fase de teste da operação de parques solares Imagem: Divulgação Visualizações: 863

A Neoenergia anunciou nesta terça-feira (31) o início da energização e operação em teste do seu primeiro complexo de parques de energia solar, construído no município de Santa Luzia, na Paraíba. O Neoenergia Luzia marca a entrada da companhia na geração fotovoltaica centralizada, com capacidade instalada de potência total de 149,3 MWdc, suficiente para abastecer mais de 150 mil residências. A operação comercial está prevista para começar a partir de julho.

O complexo possui 228.780 painéis solares de modelo bifacial - mais eficientes por captarem a radiação solar direta e a irradiação refletida pelo solo na face inferior do módulo. Toda a energia gerada nas plantas solares do Neoenergia Luzia será alocada no Ambiente de Contratação Livre (ACL), sendo 100% já vendida até 2026.

"O avanço de projetos de energia renováveis faz parte da estratégia da Neoenergia a fim de expandir no país a geração por fontes limpas. Desempenhamos um importante papel para o desenvolvimento sustentável do setor elétrico brasileiro, no momento que a transição para uma economia de baixo carbono está sendo acelerada em todo o mundo", comenta Laura Porto (foto), diretora de Renováveis da Neoenergia.

Atualmente, a Neoenergia é a segunda maior empresa de distribuição de energia do Brasil e está comprometida com a demanda por fornecimento de energia eficiente e sustentável de forma integrada. O Neoenergia Luzia tem sinergia operacional com o Neoenergia Chafariz, complexo eólico com 15 parques localizados na Paraíba, cuja operação total iniciou no final de 2021. Os dois ativos têm como ponto de conexão ao Sistema Interligado Nacional (SIN) Neoenergia Santa Luzia II, subestação que integra o lote 6, adquirido no leilão realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em dezembro de 2017. Ao experimentar a sinergia com outros projetos, o investimento ampliará ainda mais as oportunidades de crescimento da energia renovável no Brasil, que hoje já representa uma das maiores matrizes energéticas do mundo.

Investimentos em Renováveis

A Neoenergia investiu R$ 808 milhões no segmento de renováveis no primeiro trimestre de 2022. Além do Neoenergia Luiza, a companhia concluiu o Neoenergia Chafariz, e avançou neste ano na construção de Neoenergia Oitis, complexo eólico com 12 parques localizados entre a Bahia e o Piauí que será o maior ativo eólico da empresa no país. Os três empreendimentos levarão a companhia a atingir mais de 90% da sua capacidade instalada em energia limpa.

Companhia de capital aberto com ações (NEOE3) negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Parte do grupo espanhol Iberdrola, a empresa atua no Brasil desde 1997, sendo atualmente uma das líderes do setor elétrico do país. Presente em 18 estados e no Distrito Federal, seus negócios estão divididos nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização. As suas distribuidoras, Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Brasília (DF) atendem a mais de 15 milhões de clientes, o equivalente a uma população superior a 37 milhões de pessoas.

A Neoenergia possui 4 GW de capacidade instalada em geração, sendo 88% de energia renovável, e está implementando mais 0,7 GW com a construção de novos parques eólicos e solar. Em transmissão, são 2,3 mil km de linhas em operação e 4,3 mil km em construção. Por meio do Instituto Neoenergia, fomenta o desenvolvimento sustentável a partir de ações socioambientais e, assim, contribui para a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde a empresa atua, sobretudo, pessoas mais vulneráveis, visando sempre pelo desenvolvimento sustentável. Como parte do compromisso para ampliar a participação da mulher na sociedade, a companhia apoia as seleções brasileiras femininas de futebol e o campeonato Brasileirão Feminino Neoenergia. Desde janeiro de 2021, integra a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão – que reúne companhias que possuem as melhores práticas de governança e sustentabilidade corporativa.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19