Merchants

Negociação entre Petrobras e MPX poderá ir para arbitragem

A negociação entre a Petrobras e a empresa MPX, de Eike Batista, sobre o pagamento da contribuição de contingência para a Termoceará, poderá acabar em um tribunal arbitral. Em nota enviada nesta quinta-feira (13/01), a Petrobras informa que ganhou uma liminar que suspempende o pagamento da co

Redação
14/01/2005 02:00
Visualizações: 104

A negociação entre a Petrobras e a empresa MPX, de Eike Batista, sobre o pagamento da contribuição de contingência para a Termoceará, poderá acabar em um tribunal arbitral. Em nota enviada nesta quinta-feira (13/01), a Petrobras informa que ganhou uma liminar que suspempende o pagamento da contribuição e obriga a estatal a depositar o valor exigido pela Termoceará até a instauração de um tribunal arbitral. A Petrobras já realizou o depósito  para garantia do Poder Judiciário e do Tribunal Arbitral a ser instalado.
No comunicado, a Petrobras informa que "vem tentando, há cerca de dez meses, uma composição amigável para essa situação. No decorrer da execução do contrato, a Petrobras, até dezembro de 2004, já havia pago cerca de US$ 100 milhões e a exposição total da empresa, até o seu término, caso fosse considerado válido o pagamento mensal contínuo das contribuições de contingência, seria de cerca de US$ 325 milhões".
Nesta quinta-feira, a Petrobras notificou a MPX para prosseguir as negociações, de acordo com o procedimento contratual previsto, buscando uma solução amigável como espera a Petrobras, mesmo diante da decisão favorável obtida na Justiça. O objetivo da Petrobras é chegar a um acordo dentro das práticas usuais de negócios. Caso isso não seja possível a empresa, em cumprimento ao contrato, manterá seu pedido de instalação de um tribunal arbitral, para resolver definitivamente a controvérsia.
No contrato original assinado entre Petrobras e MPX, a contribuição de contingência deveria ser paga pela Petrobras nos períodos em que o Termoceará não gerasse receita suficiente para cobrir seus custos. A razão da querela é devido a alterações estruturais do mercado segundo as quais a termelétrica passou a dar prejuízo contantemente e o pagamento da contribuição de contingência que deveria ser eventual passou a ser permanente. A vantagem para a MPX, segundo afirma a Petrobras, é que ao perdurar esta situação, ela terá uma usina amortizada pela contribuição de contingência paga pela Petrobras.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19