Combustíveis

Monitoriamento da ANP revela aumento da qualidade

O Monitoramento registrou, no mês de maio, o melhor índice de não conformidade do álcool e do diesel desde 2001.

Redação
26/06/2006 03:00
Visualizações: 67

O Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) registrou, no mês de maio, o melhor índice de não conformidade do álcool e do diesel desde 2001. A não conformidade da gasolina em maio se manteve estável em comparação ao acumulado do ano de 2006, mas também é o melhor índice dos últimos cinco anos.

Durante o mês de maio foram analisadas no Brasil 6.689 amostras de gasolina, 3.512 amostras de diesel e 5.878 amostras de álcool para o programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis. Das amostras de gasolina analisadas, 261 foram consideradas fora do padrão, índice de não conformidade de 3,9%. Das amostras de diesel, 107 foram consideradas fora do padrão, índice de não conformidade de 3%. Entre as amostras de álcool, 194 foram consideradas fora do padrão, índice de não conformidade de 3,3%.

Os índices internacionais de não-conformidade dos combustíveis se situam entre 3 e 3,5%. Os índices registrados no Brasil em maio são os melhores desde 2001 conforme tabela anexa:

O programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis da ANP foi recentemente estendido para todo o país englobando as regiões norte e nordeste. Hoje são 23 instituições fazendo análises diárias de amostras de combustíveis para auxiliar a ANP a traçar o mapa da qualidade dos combustíveis e apontar áreas sensíveis para orientar as ações de fiscalização da Agência.
Corante no Álcool

Além do esforço da fiscalização, registrado principalmente em mercados sensíveis como o interior de São Paulo onde o número de ações de fiscalização já chegou à 1367 até final de maio deste ano, a melhoria nos índices de não-conformidade do álcool se deve à regulamentação da ANP que determinou a introdução de um corante laranja ao álcool anidro.

Adotada pela ANP em 06 de janeiro de 2006, a regulamentação determinou que os produtores introduzissem um corante laranja ao álcool anidro, impedindo assim a adulteração conhecida como "álcool molhado" que consistia em adicionar água ao álcool anidro e vendê-lo como hidratado. Os resultados do Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis indicam que a  redução dos índices de não-conformidade no álcool, principalmente no que diz respeito ao PH e à condutividade elétrica, características do "álcool molhado", são consequência direta da introdução do corante ao álcool anidro.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20