Pré-Sal

Modelo para o campo será definido após eleições

Agência Estado
06/10/2008 07:35
Visualizações: 71

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado (4) que o governo deixou para depois das eleições municipais a definição sobre o modelo de exploração de petróleo para a área pré-sal. Lula disse que a comissão interministerial que discute o tema já levou propostas à sua mesa, mas acrescentou que o assunto voltará a ser debatido após este domingo. "Deixamos isso para depois das eleições", disse, após participar de carreata em São Bernardo do Campo ao lado do candidato do PT à prefeitura da cidade, Luiz Marinho.

 

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, já havia afirmado, durante esta semana, que qualquer definição a respeito do novo modelo para o setor de petróleo seria divulgada apenas depois das eleições. A proposta de criação de uma nova empresa estatal para administrar os recursos do pré-sal é dada como certa na elaboração do novo modelo exploratório que será proposto. Membros do governo também vêm indicando que os atuais contratos serão mantidos.


 

Lula informou que participará, na próxima terça-feira, da inauguração da plataforma P-51, no campo de Marlim Sul, na Bacia de Campos. "Para mim, a P-51 é muito simbólica, porque é a demonstração do fracasso daqueles que não acreditavam no Brasil", disse, referindo-se ao elevado índice de componentes nacionais na fabricação da plataforma. "Vamos inaugurar a P-51 com 75% de componentes e força de trabalho nacional", comemorou.


 

A P-51 deve começar a operar com uma produção diária de 180 mil barris de óleo pesado. O pico de produção da plataforma está previsto para 2013 e deve ser de 287 mil barris por dia.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20